- Início
- Viver
- Desenvolvimento Social
- CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
CIAC - Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
CIAC: Centro de Informação Autárquico ao Consumidor
Câmara Municipal de Góis
Praça da Republica
3330 – 310 Góis
Tel: 235 / 770 110 Ext. 311
E-mail: ciac@cm-gois.pt
Horário: Seg. a Sex. das 9h00 às 17h00
O que é o CIAC?
É um organismo da administração local cuja missão é promover e salvaguardar os direitos dos consumidores.
O Centro de Informação Autárquico ao Consumidor – CIAC, estará ao Serviço dos Munícipes a partir de 5 de fevereiro de 2024. Este serviço promove a defesa dos direitos dos consumidores, ao fazer a mediação dos seus conflitos no esclarecimento dos seus direitos e deveres.
Protocolos
Protocolos celebrados com outras entidades:
- Protocolo de Cooperação entre a Câmara de Municipal de Góis e a Direção Geral do Consumidor, 05/02/2024.
Para que serve o CIAC?
O CIAC desenvolve as seguintes ações de serviço público:
- Estrutura Municipal de informação
descentralizada do Instituto do Consumidor.
- Realiza sessões de informação e/ou outros eventos informativos dos direitos do consumidor para toda a população.
- Apoio aos consumidores individuais que passa, nomeadamente/, por:
- Um serviço de informação, onde se faz o atendimento, a prestação de informações e o encaminhamento das reclamações;
- Um serviço de mediação, quando se procura obter os acordos;
- Tribunal arbitral, quando não é viável uma solução do conflito de consumo, recorre-se à conciliação e arbitragem;
Se nos conflitos de consumo o CIAC tem um papel importante, é no potenciar da componente da formação junto dos cidadãos que ajudará a construir um caminho de futuro com consumidores mais conscientes e responsáveis dos seus direitos e deveres, com cidadãos mais participativos numa comunidade mais solidária e amiga do ambiente.