- Início
- VisitGóis
- Experiências
- Trilhos de Fé
- Cruz de Santiago
Cruz de Santiago
Espada ou Cruz de Santiago | Projeto «Campo Stella»
Fruto do trabalho da Associação Calçada e da Associação de Municípios da Beira Serra, em parceria com os municípios de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra, o projeto «Campo Stella» foi apresentado na Câmara Municipal de Góis por Henri Loissance, no dia 26 de março de 1999. No âmbito dos objetivos do projeto, destacamos a criação de emprego e a promoção e a divulgação turística dos concelhos e dos seus produtos endógenos, no sentido de travar a desertificação e acelerar o desenvolvimento turístico dos territórios envolvidos.
De forma a incluir estes três concelhos nos Caminhos de Santiago, foram plantadas árvores e arbustos nas encostas da serra escolhidas para reproduzir, no terreno, o céu de 25 de julho, Dia de Santiago. Várias crianças das escolas dos três concelhos procederam a essa mesma plantação que, mais tarde, depois de terem crescido as respetivas árvores e arbustos, deram origem aos três símbolos de Santiago: a «Espada» ou «Cruz» em Góis; a «Concha» na Pampilhosa da Serra e a «Estrela» em Arganil.
Este projeto pressupunha igualmente a criação de alojamento e alimentação, bem como estruturas sanitárias, postos de primeiros socorros, estacionamentos e postos de informação turística e de venda de artesanato, de forma a apoiar os peregrinos que percorrem a Rota de Santiago | Caminho Alentejano, que passaria precisamente pelos três concelhos envolvidos no projeto.
O Concelho de Góis, bem como os seus parceiros, aceitaram fazer parte deste projeto de cariz religioso, associado aos Caminhos de Santiago de Compostela. Contudo, o trabalho apresentado no seu todo não foi executado, subsistindo exclusivamente a simbologia adotada, como memória da sua missão.