- Início
- Viver
- Desenvolvimento Social
- Radar Social
Radar Social
PROJETO "RADAR SOCIAL"
O Município de Góis tem um novo projeto de apoio a pessoas e famílias em situação de vulnerabilidade, pobreza e exclusão social, intitulado “Radar Social”, tendo sido apresentado ao público, no dia 29 de agosto de 2024, na Casa da Cultura de Góis.
Com início a 01 de abril de 2024 e término previsto a 31 março de 2026, o Projeto "Radar Social" surge no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR), o Projeto Radar Social tem como objetivo:
- Identificar situações de vulnerabilidade social e/ou risco de exclusão social;
- Atuar de forma preventiva nos contextos de isolamento, solidão e/ou de outro tipo de privação/vulnerabilidade;
- Trabalhar em rede para garantir respostas integradas e eficazes face às necessidades identificadas;
- Criar condições de proximidade para a resolução dos problemas.
Entre as principais iniciativas do projeto destaca-se a referenciação e reconhecimento dos problemas de pobreza e exclusão social, em complementaridade com a redes locais, além da deteção precoce de situações de risco para permitir intervenções adequadas.
Destinatários:
Os destinatários do projeto são pessoas, famílias ou grupos em situação de vulnerabilidade social, em situação de risco e pobreza, exclusão ou descriminação nas suas múltiplas funções.
O projeto desenvolve-se em duas fases:
- Na primeira fase, a atualização dos instrumentos de planeamento, Diagnóstico Social, Plano de Desenvolvimento Social e Plano de Ação e mapeamento de recursos.
- Na segunda fase, efetuar a georreferenciação de pessoas, famílias e grupos em situação de vulnerabilidade social e/ou risco de exclusão social.
Metodologia de atuação:
A operacionalização do projeto Radar Social implica um compromisso comum para o concelho de Góis e consiste na recolha de informação sistemática, análise social interpretativa, tendo em vista o conhecimento detalhado do território.
No âmbito das atividades contempladas em plano de ação, encontra-se previsto a criação de “Radares Comunitários”, que deverão ser constituídos por pessoas individuais, ou pertencentes ao Comércio Local e instituições/serviços de base local.
Estes radares basear-se-ão na solidariedade de proximidade, bem como no exercício de cidadania ativa e responsável, tendo como foco a referenciação/sinalização das pessoas em aparente situação de vulnerabilidade.
O processo de sinalização pode ser realizado através de uma ficha de sinalização, contacto telefónico 235 770 110, ou através do endereço de correio eletrónico radar.social@cm-gois.pt
Ficha de Sinalização aqui
Informação sobre o Tratamento de Dados Pessoais aqui