- Início
- VisitGóis
- Turismo
- Góis Welcome Center
- Góis+Inclusivo+Conectado - GOISWIFI
Góis+Inclusivo+Conectado - GOISWIFI
Projeto: Góis+Inclusivo+Conectado
Promotor: Município de Góis
APOIO(s): Turismo de Portugal, I. P. – Programa Valorizar – Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi
Custo Total de Execução do projeto: 70,369.53€
Taxa de Comparticipação: 71.05%
Nos termos do n.º 1, do artigo 10º, do Despacho Normativo n.º 9/2016, de 20 de outubro, que aprovou o Programa de Apoio à Valorização e Qualificação do Destino, por deliberação do Conselho Diretivo, do Turismo de Portugal, I. P., de 13 de julho de 2017, foi aprovada a candidatura do Município de Góis, denominada Góis+Inclusivo+Conectado, apresentada no âmbito da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-Fi, à qual foi atribuído um apoio financeiro, de natureza não reembolsável, no montante de 50.000,00 euros.
Este projeto pressupôs a implementação de uma solução hotspot Wi-Fi com gestão centralizada de AP´s (CAPsMAN – Controlled Access Point system Manager), assegurando, através da implementação de todas as condições necessárias, a prestação da mesma qualidade de serviço em zonas consideradas fulcrais em termos de afluxo turístico, bem como nos centros nevrálgicos das freguesias do concelho.
Para a realização desta candidatura foram redigidos e assinados protocolos entre o Município e um conjunto de entidades parceiras, que assegurarão as condições físicas mais apropriadas à prestação deste serviço e à sua respetiva manutenção.
Estes protocolos servem igualmente de garantia para que a população se sinta incluída no próprio desenvolvimento do concelho. Assim, através do projeto Góis+Inclusivo+Conectado encontra-se disponibilizada, gratuitamente, a todas e a todos, uma rede de pontos Wi-Fi em todas as freguesias do concelho.
Abrangência da rede Wi-Fi aprovada (zona a intervencionar):
Cobertura do centro da Vila de Góis, que inclui os Paços do Concelho e a Praça da República, Zona Histórica e Posto de Turismo, Junta de Freguesia, Casa da Cultura e espaço envolvente, Biblioteca e Centro de Referência da Memória Goiense, Parque e Praia Fluvial do Cerejal, Pavilhão e zona da Feira, Campo de Futebol e Parque de Merendas, Praia Fluvial da Peneda, Parque Campismo e Capela do Castelo;
- Ponte do Sótão (centro da aldeia);
- Colmeal (Junta de Freguesia e largo do centro);
- Cadafaz (Junta de Freguesia e miradouro);
- Cabreira e Praia Fluvial;
- Vila Nova do Ceira (Praia Fluvial das Canaveias e Largo da Igreja);
- Alvares (zona ribeirinha do Soito, Largo da Igreja de Cortes e Chã de Alvares);
- Aldeia do Xisto de Aigra Nova.
Posteriormente, através de uma rubrica presente na candidatura municipal à Linha de Apoio à Valorização Turística do Interior, também promovida pelo Turismo de Portugal I. P., foi possível melhorar e alargar o acesso à rede gratuita GoisWifi às restantes aldeias do xisto do concelho.