A Carta de Geminação entre os Municípios de Góis e Oroso foi assinada no dia 21 de setembro de 2007, pelo Presidente do Concelho de Oroso (Santiago de Compostela, Espanha), Manuel Mirás Franqueira, e o Presidente da Câmara Municipal do Concelho de Góis, José Girão Vitorino. O ato praticado em Góis foi ratificado em Sigueiro-Oroso, no Centro Cultural de Usos Multiplos, seguido de uma receção à Delegação de Góis, na Casa Consistorial.
Do programa da cerimónia oficial, para além do momento alto da assinatura do Ato de Geminação, os respetivos Presidentes efetuaram uma troca das bandeiras de ambos os países, bem como de alguns presentes relacionados com cada concelho.
Os representantes oficiais galegos e portugueses realizaram uma reunião de trabalho, onde aproveitaram para estreitar laços de amizade e compartilhar diferentes problemáticas, de interesse comum, como segurança, crime organizado, proteção civil e outras atividades da responsabilidade dos seus gabinetes, tendo sido assumido um compromisso de incrementar, num futuro próximo, relações mais estreitas, na medida em que os problemas que se colocam são comuns a ambos os países.
O Presidente do Concelho de Oroso afirmou, à data, que “Oroso e Góis têm uma importante atividade social e cultural”, sendo mostra desse dinamismo o certame internacional Góis Arte, que à data da geminação celebrou a sua 11ª edição. O Concelho de Oroso participou no certame através da expedição de uma obra do conhecido pintor Manuel Vázquez Alemán, remetendo também uma seleção de obras de artistas para a mesma exposição, obras essas que, conjuntamente com outras de vários artistas portugueses, que estiveram presentes na exposição Oroso Artes 2007.
Oroso e Góis são concelhos com grandes afinidades e têm ainda em comum os belos rios que os atravessam. Góis e Oroso – uma amizade profunda entre dois concelhos irmãos, que ainda hoje se mantém.
Pode partir à descoberta do Concelho de Oroso aqui