A Carta Desportiva do Município de Góis assume-se como o instrumento de planeamento e ordenamento prospetivo dos equipamentos desportivos, visando a sua melhor utilização no quadro do desenvolvimento demográfico e socioeconómico do concelho. Poderá tornar-se num elemento fulcral para a definição de uma estratégia de intervenção, fundamentando e estruturando uma política desportiva coerente para o concelho.
A quantidade e qualidade das instalações desportivas, e a sua distribuição espacial em qualquer território, influenciam determinantemente a acessibilidade dos cidadãos aos locais de prática e, consequentemente, o seu grau de participação em atividades físicas e desportivas, uma vez que estas se realizam predominantemente em infraestruturas específicas e adequadas.
Os equipamentos desportivos devem passar a integrar-se de forma harmoniosa e coerente em toda a comunidade local, único processo de fornecer respostas às necessidades de difusão de um autêntico desporto para todos.
Os principais objetivos da Carta Desportiva do Município de Góis são:
- Identificar e caracterizar as instalações desportivas do Concelho de Góis, considerando as diversas áreas geográficas e respetivas populações;
- Constituir uma plataforma de informação que contribua para a definição estratégica do Plano de Edificação/Requalificação do Parque Desportivo do Concelho de Góis;
- Criar um instrumento de planeamento que permita o ajuste das necessidades à realidade socioeconómica do município, concretizando as orientações da Prática Desportiva Municipal.