Portas do Céu
Projeto Cultural em Rede “Portas do Céu”
Município da Pampilhosa da Serra (líder), Município de Arganil e Município de Góis
O projeto “Portas do Céu” é promovido pelos municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis, sendo líder o município de Pampilhosa da Serra, e tem por objetivo a valorização do património material e imaterial do território de intervenção, que apresenta um forte potencial de captação de novos fluxos turísticos e de reforço de fluxos já existentes.
"Portas do Céu", de um modo geral, consiste na oferta de uma programação cultural em rede que pretende a captação de fluxos turísticos aos concelhos de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis através da valorização do património cultural e natural do território e da melhoria do acesso à cultura, tirando partido do reconhecimento internacional do Dark Sky Aldeias de Xisto como destino “Starlight”.
O projeto, que irá decorrer entre julho de 2021 e junho de 2022, num período de 12 meses, reforça o posicionamento do território como destino turístico, com uma oferta cultural diferenciadora e inovadora pelo enfoque dado ao património como bem coletivo, inspirador e que pode ser palco para a descoberta da astronomia e do território, capitalizando o conhecimento e a experiência destes municípios.
Numa alusão às montarias e tradições beirãs, o projeto consiste na definição de 12 locais (4 em cada um dos 3 concelhos, referentes aos pontos cardeais) que marcam as melhores localizações para a observação astronómica e pontos de especial interesse patrimonial e paisagístico do território, de onde eflui um conjunto de experiências culturais, desenhadas para o público, sob mote da astronomia, da biodiversidade, da sustentabilidade, da criatividade, da descoberta e da comunhão com o universo.
As experiências culturais serão desenvolvidas em rede, pelos 3 municípios, contemplando ações descentralizadas no território tendo por base a itinerância, em resposta à necessidade de melhoria do acesso à cultura e à promoção conjunta do território para captação de novos públicos.
Neste sentido, as atividades irão decorrer de forma sequencial, numa lógica de rede intermunicipal, formando uma experiência singular, com o recurso à arte, à cultura e ao conhecimento científico, tendo como palco diferentes pontos dos concelhos referidos e reforçando a complementaridade entre as iniciativas (espetáculos, visitas guiadas, ateliers, exposições, observações, etc.), sob o mote da astronomia/território Dark Sky Aldeias de Xisto.
Página do facebook: https://www.facebook.com/portasdoceu2122
1. "Olhar o cosmos – ciências para todos"
1.1. Olhar o Céu - Olhar o Cosmos | Astro Júnior
Astro Júnior é uma das Ações do Projeto “Portas do céu”, aprovado pelo Programa Operacional do Centro 2020, no âmbito da Programação Cultural em Rede, a promover pelos Municípios de Pampilhosa da Serra, Arganil e Góis.
Há milénios que o céu e as estrelas atraem os nossos olhares e a curiosidade de todos. E é exatamente a curiosidade dos mais jovens e o seu interesse para os grandes temas da astronomia, que são também os grandes temas da origem do universo, os que se pretendem despertar com esta iniciativa, promovida pelo Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, em parceria com os referidos Municípios.
A primeira Ação Astro Júnior, de Góis, decorreu ontem, 13 de abril, na Casa da Cultura de Góis, com atividades de astronomia dirigidas a crianças entre os 6 e os 12 anos, inscritas no ATL/CAF - Férias da Páscoa. Atividades de exploração, num contexto lúdico-pedagógico, compreendeu a realização de jogos, para que todos fiquem a saber mais sobre o Sistema Solar, as estrelas e as constelações.
Dentre as atividades de Astronomia, que os participantes puderam experimentar, destaque para o Sistema Solar de Bolso; o Sistema Solar em papel higiénico; Astro-Bingo! Estou no Céu - quem sou eu? Constelações 3D e Puzzles Constelações.
Olhar o Céu - Olhar o Cosmos (parte 2)
14 de abril
“Astro Júnior” - Crianças de Góis mergulharam no mundo da astronomia na Aldeia Velha, União de Freguesias de Cadafaz e Colmeal.
Ação prática dinamizada pelo Exploratório - Centro Ciência Viva de Coimbra, desafiou as crianças e jovens participantes a descobrir o Sistema Solar, Estrelas e Constelações.
1.2. Observações astronómicas
Ver ação 3.
2. "De papo para o ar – experiências sensoriais"
2.1. Concerto Rui Massena - Ensemble
Casa da Cultura de Góis
12 de julho de 2021
2.2. Concerto "De papo para o ar" com Mestre Custódio Castelo
Casa da Cultura de Góis
23 de abril de 2022
No passado dia 23 de abril, o auditório da Casa da Cultura de Góis foi o local escolhido para a apresentação de mais um espetáculo de excelência. A guitarra portuguesa foi a estrela que norteou o concerto, através da mestria de Custódio Castelo, com a participação de José Raimundo, no piano, Raquel Paixão e Tiago Oliveira, também, na guitarra portuguesa.
O concerto teve início com a especial colaboração de instrumentistas das filarmónicas do concelho, AERG e FILVAR, que, sob a regência do maestro Nuno Alves, tocaram peças musicais do Mestre Custódio Castelo, com arranjos do maestro Ismael Silva. Esta atuação teve como pano de fundo o visionamento do céu noturno do Concelho de Góis, através de fotografias de Bruno Gonçalves.
2.3. Espetáculo teatral “Teatro ao luar”
Casa da Cultura de Góis
2.4. Exposição itinerante de astrofotografia "Portas do Céu", por Miguel Marques
Casa da Cultura de Góis
7 de maio a 30 de junho de 2022
3. "Sentir o Céu, sentir a Terra – experiências pelo território"
Góis oferece pacote de experiências turísticas!
"Sentir o Céu, Sentir a Terra" - Experiências pelo território.
13 a 15 de maio
Programa turístico gratuito, para três dias, inserido na programação cultural em rede "Portas do Céu". O pacote inclui conjunto de experiências turísticas, guia turístico, refeições, workshops, ações de astroturismo e intérprete de língua gestual portuguesa.
Inscrição obrigatória no Posto de Turismo Municipal de Góis [T. 235 770 113]
Esta é a oportunidade ideal para descobrir o concelho de Góis!
Para encontrar o alojamento ideal para estes dias consulte: https://www.cm-gois.pt/visitgois/alojamento
Consulte o programa detalhado:
3.3 Espetáculos Musicais – Experiências Sensoriais
Concerto "Portas do Céu - De papo para o ar experiências sensoriais", decorreu, ontem, na aldeia de Fajão, unindo os concelhos beneficiários do projeto cultural em rede Pampilhosa da Serra (líder), Góis e Arganil.
Destaque para o grupo musical Barril Brass, que procedeu à abertura do evento, através da animação por entre as ruas da aldeia, seguindo-se uma mostra gastronómica de sabores dos concelhos subscritores, terminando com um concerto de Kabeção, que despertou as emoções a um palmo do céu...
Video:https://www.facebook.com/MUNICIPIODEGOIS/videos/1386427995172649
3.4 Teatro ao Luar - Peça teatral “Eudaimonia”
"Portas do Céu"|10 de junho
A Casa da Cultura de Góis, acolheu, a última apresentação da peça teatral “Eudaimonia”, produzida pela Associação Juvenil CUME, com interpretação do grupo de teatro TEIA - Teatro Experimental de Intervenção em Arganil, realizado no âmbito da programação do Projeto Cultural em Rede Portas do Céu, que resulta de uma parceria entre os Municípios de Arganil, Góis e Pampilhosa da Serra.
Neste espetáculo de performance, com direção artística de Áurea Vila Nova, mais de cem espetadores presentes foram confrontados “consigo mesmos”, com os seus medos, com os seus sonhos e com a realidade que os rodeia.
Video: https://www.facebook.com/MUNICIPIODEGOIS/videos/723895282026597