- Início
- Viver
- Desenvolvimento Social
- Respostas Sociais para Seniores
- Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
Programa abem: Rede Solidária do Medicamento
O Programa abem: Rede Solidária do Medicamento teve o seu início, no Concelho de Góis, a 17 de Outubro de 2018, com a assinatura do Protocolo entre a Câmara Municipal de Góis e a Associação Dignitude.
Este Programa tem como objetivo garantir o acesso gratuito aos medicamentos, em ambulatório, por parte de qualquer munícipe, que se encontre numa situação de carência económica que o impossibilite de adquirir os medicamentos comparticipados que lhe sejam prescritos por receita médica, no sentido de melhorar a sua qualidade de vida.
Os beneficiários do programa não têm qualquer tipo de encargo financeiro na aquisição dos medicamentos com prescrição médica e, cumulativamente, comparticipados pelo Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Destinatários
São destinatários do Programa abem os munícipes identificados pelo Serviço de Ação Social, Formação, Emprego e Juventude, em comprovada situação de insuficiência económica, cujo rendimento mensal per capita é igual ou inferior a 60% do valor do Indexante aos Apoios Sociais (IAS), definido anualmente de acordo com Portaria publicada em Diário da República.
O rendimento mensal per capita é calculado com base na seguinte fórmula: RPC = (R-D)/N, em que RPC = rendimento mensal per capita, R = rendimento global do agregado familiar, D = despesas fixas mensais do agregado familiar e N = número total ponderado dos elementos do agregado familiar.
Para se candidatar a este apoio, deverá contactar os Técnicos do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Góis.