O ar que nos rodeia é constituído, essencialmente, por azoto e oxigénio, mas pode conter também partículas e gases poluentes.
As fontes de emissão dos poluentes atmosféricos podem ser de origem antropogénica (tráfego automóvel, atividade industrial, entre outras) ou de origem natural (atividade vulcânica, incêndios de origem natural, ação do vento, entre outras).
Os poluentes emitidos para a atmosfera podem ter maior ou menor impacte na qualidade do ar, consoante a sua composição química, a sua concentração, as condições meteorológicas e a topografia do local.
Para além das implicações negativas na saúde humana, como doenças respiratórias e cardiovasculares, a poluição atmosférica tem ainda como consequências:
- Perda da biodiversidade;
- Destruição da camada do ozono, contribuindo para o aquecimento global do planeta e provocando alterações climáticas;
- Chuvas ácidas;
- “Smog”.
As estações de monitorização da qualidade do ar encontram-se equipadas com analisadores automáticos que monitorizam, em contínuo e em tempo real, a concentração dos principais poluentes atmosféricos (monóxido de carbono, dióxido de enxofre, óxidos de azoto, COV, ozono, PM10 e PM2,5).
Pode consultar os dados na seguinte ligação:
QualAr – Base de Dados Online sobre Qualidade do Ar
Para si, que se preocupa com a qualidade do ar que o rodeia e se quer manter informado acerca do ar que respira, a QualAr desenvolveu um aplicativo para o seu telemóvel ou tablet, que lhe fornece, em tempo real, várias funcionalidades.
Versão disponível em Android e iOS | Procure 'QualAr' no Google Play e na App Store
Campanha “Por um País com bom Ar”
Consciente de que o ar é um recurso essencial à vida e com repercussões diretas e indiretas no ambiente, sendo a sua qualidade determinante para a saúde pública e para a qualidade de vida da população, o Município de Góis associou-se à Agência Portuguesa do Ambiente e assinou um Protocolo de Cooperação para a promoção da divulgação da campanha “Por um País com bom Ar”.
O objetivo desta campanha é sensibilizar as pessoas para comportamentos e estilos de vida mais amigos do ambiente e com vista à melhoria da qualidade do ar.
Mais informação em: Por um País com Bom Ar
Cada um de nós pode contribuir para melhorar a qualidade do ar que respira!
- Usar transportes coletivos;
- Fazer as pequenas deslocações a pé ou de bicicleta;
- Efetuar as revisões periódicas do veículo e manter os pneus calibrados, o que diminui a emissão dos poluentes e poupa dinheiro;
- Limitar o uso do automóvel ao estritamente necessário;
- Abastecer o veículo fora das horas de maior calor;
- Moderar a utilização do ar-condicionado no veículo;
- Apostar na mobilidade partilhada;
- Fazer uma condução eficiente (arrancar suavemente; reduzir a velocidade, utilizar o travão do motor, evitar acelerações e travagens bruscas);
- Poupar energia no dia-a-dia, desta forma contribui para a diminuição das emissões de gases poluentes e poupa na fatura da eletricidade;
- Plante árvores! As árvores ajudam a fixar o dióxido de carbono do ar e libertam oxigénio, ajudando na purificação do ar.
Pode consultar Plano de Melhoria da Qualidade do Ar na Região Centro