- Início
- Viver
- Cultura
- Agenda: próximos eventos
- 50 anos do 25 de abril
50 anos do 25 de abril
50º Aniversário do 25 de Abril [1974-2024]
O Município de Góis apresenta uma programação diversificada para celebrar os 50 anos do 25 de Abril.
Consulte a programação completa aqui
https://heyzine.com/flip-book/e571c69246.html
Mensagem do Presidente da Câmara
António Rui de Sousa Godinho Sampaio
Esta é a madrugada que eu esperava
O dia inicial inteiro e limpo
Onde emergimos da noite e do silêncio.
E livres habitamos a substância do tempo
[Sophia de Mello Breyner Andresen, 1974]
Dentro de poucos dias iremos celebrar a Revolução de Abril [1974-2024].
A importância de assinalar Abril coloca-se agora com a mesma intensidade que no passado é por isso que Góis se associa às comemorações nacionais dos 50 anos do 25 de Abril, através de uma programação evocativa de meio século de liberdade e democracia em Portugal, que se desenvolverá de abril a novembro deste ano.
O dia 25 de abril de 1974 marcou o início de um caminho de profundas transformações económicas, sociais e culturais. Importa, no passado, hoje e sempre, relembrar as conquistas e os sólidos valores de abril.
Se pedissem à maioria dos Portugueses para definir a Revolução dos Cravos numa só palavra, a maioria, por certo, responderia “LIBERDADE”, como o expoente máximo da democracia. Mas outras poderiam surgir como “EMANCIPAÇÃO”, “LUTA”, “PROGRESSO”, “IGUALDADE” ou “OPORTUNIDADE”. Nunca como agora faz tanto sentido dar volume e profundidade à celebração dos valores de abril…
Às novas gerações, que nasceram em liberdade, convidamos a revisitar a história de Portugal, através da participação ativa no conjunto diversificado de iniciativas que preparámos. Que o assinalar destes 50 anos possa permitir uma reflexão e o debate sobre o que se cumpriu e o que falta cumprir. Abril trouxe consigo a restauração da liberdade de expressão, de reunião e a garantia da salvaguarda dos direitos individuais e coletivos.
Apesar de ainda haver um longo caminho a percorrer no que à desigualdade de género diz respeito, a Revolução dos Cravos trouxe consigo algumas mudanças para as mulheres, não só em termos laborais, como sociais e familiares.
Não podemos baixar os braços e dar como garantidas a liberdade e a democracia que Abril nos deu.
O programa das comemorações é aberto a todas e a todos, havendo espaço e lugar a exposições, concertos, espetáculos, oficinas, debates, procurando reforçar a democracia e destacar algumas das principais conquistas do 25 de Abril.
Viva o 25 de Abril!
Viva Portugal!
Viva Góis!