O nascimento do Góis Arte é indissociável da máxima A Arte do Homem Celebra a Arte da Natureza, marcando, no final dos anos 90 do século XX, o dealbar de um evento cultural que, com o tempo, decorridos mais de vinte anos, cresce, amadurece e rejuvenesce, na quietude dos cursos de água, ante a majestosa imponência das serras.
As premissas do certame mantêm-se desde então: expor diversas formas de expressão artística, promover o contacto entre a arte e a população, sensibilizar para o conhecimento da arte contemporânea.
Sempre com a Natureza como cenário privilegiado, vários temas têm sido explorados ao longo dos anos de partilha e de diálogo entre a arte e a comunidade que a contempla, porquanto o resultado do trabalho desenvolvido pelos artistas é de todos e para todos.
O Góis Arte é um evento dedicado à arte e à cultura, reunindo dezenas de artistas nacionais e internacionais, que dão a conhecer a sua incomparável mestria, em obras que encantam e surpreendem todos quantos as admiram.
A exposição internacional Góis Arte celebra 25 Anos. Desde 2007 que se realiza em parceria com o Município de Oroso, estendendo-se, por isso, à vizinha Galiza, com o certame Oroso Artes. Desde 2011 que esta parceria partilha do mesmo nome – Góis Oroso Arte - mais um testemunho da consolidação da amizade que une os dois povos ibéricos.
A mostra internacional, desde a sua 1ª edição, marcou o crescimento cultural de Góis, num diálogo permanente entre a Natureza e a Arte.