O Posto de Turismo Municipal é um espaço de informação concebido, essencialmente, como estrutura de apoio aos turistas que visitam o Concelho de Góis.
Com nova localização desde 15 de dezembro de 2019, o serviço encontra-se a funcionar no edifício da antiga Capela do Espírito Santo, espaço contíguo ao antigo Hospital de Góis (construído em 1560), na Praça da República, em pleno centro histórico da vila.
“O Hospital da Villa de Goes, com a sua capella do Espirito Santo, de que os Senhores e Morgados da dita casa de Sortelha e Goes são Perpetuos Administradores, pela Bullas, indultos e Concessões Apostolicas, ao diante relatadas n’este Tombo, está edificado e situado na Praça da dita Villa de Goes, fazendo a frontaria para a dita Praça e para ella tem a capella a porta principal e tem a porta travessa para a rua que vae da Praça para a Igreja, que a este tempo se nomeava a Rua de Pero Rodrigues,(…), da parte do Evangelho, está huma Tribuna e porta larga, por onde os Enfermos ouvem a Missa e lhes Administra o Sacramento, a qual tribuna fica no fim do corredor de huma das Enfermarias, e da parte da Epistula fica a porta da Sancristia da dita Capella, que entesta n’ella e da dita rua publica que vae da Praça para a Igreja.”
-
Na fachada do antigo hospital encontra-se uma lápide comemorativa com a seguinte inscrição:
ESTA CAPELA ESPRITA
MANDOV FAZER DÕ DIOGO
DA SILUEIRA GOARDAMÕR E
DO CÕSELHO DOS MVITO
ALTOS E MYITO PODEROSOS
REIS DOM JOAM III E DOM SE
BASTIAM SEV NETO O PRIMEI
RO DESTE NOME NA ERA DE
Indica que o “hospital foi fundado por D. Diogo da Silveira, que alcançou de Roma a necessária concessão pelas Bullas de Maio a Junho de 1555.” (de acordo com a Noticia Historica e Topographica da Villa de Goes, de J. Affonso Baetta Neves
O Posto de Turismo possui o selo Clean&Safe, ou seja, cumpre com as recomendações da Direção-Geral da Saúde para evitar a contaminação dos espaços com o SARS-CoV-2 (novo coronavírus), um reconhecimento do Turismo de Portugal.
Esta distinção incentiva a retoma do setor a nível nacional e internacional, reforçando a confiança no destino "Portugal" e nos seus recursos turísticos.
A antiga capela, agora Welcome Center, uma montra turística de Góis, permite, através de uma divisão do espaço, proporcionar aos goienses, visitantes e/ou turistas quatro zonas distintas, mas complementares, a saber:
Posto de Turismo Municipal de Góis
Praça da República
3330-310 Góis
(edifício da antiga Capela do Espírito Santo, no antigo Hospital de Góis)
235 770 110 | 235 770 113 (telefone)
40°09'17.9"N 8°06'38.1"W
Horário:
- Época Baixa (de 1 de outubro a 31 de maio)
- 09h00-17h00 (de 2.ª a 6.ª feira)
- 10h00-13h00 l 15h00-17h00 (sábados, domingos e feriados)
- Época Alta (de 1 de junho a 30 de setembro)
- 09h00-18h00 (de 2.ª a 6.ª feira)
- 10h00-13h00 l 15h00-17h00 (sábados, domingos e feriados)
- *Serviço encerrado, excecionalmente, nos dias de Páscoa, Natal e Ano Novo.
Aguardamos a sua visita!