- Início
- Viver
- Desenvolvimento Social
- Serviço de Teleassistência Domiciliária
Serviço de Teleassistência Domiciliária
O Serviço de Teleassistência Domiciliária foi implementado no Concelho de Góis, no âmbito do Projeto “Consolidar Laços, Disseminar Solidariedade” – CLDS. Com o término deste projecto, a Associação de Desenvolvimento Integrado da Beira Serra – ADIBER, em parceria com a Câmara Municipal de Góis, assumiu a continuidade deste serviço que se tem revelado uma mais-valia para a população, em especial para os idosos em situação de isolamento social e/ou geográfico.
Este serviço funciona com o intuito de prestar uma resposta imediata, em situações de emergência/urgência, através do acionamento de um botão, que permite o contacto com a Central do Serviço, 24 horas por dia, todo o ano.
No que diz respeito ao seu funcionamento, o utente, em situação de emergência, carrega no botão de alarme e imediatamente chega à Central do Serviço um alerta. Seguidamente, o operador estabelece contacto telefónico com o utente. Dependendo do motivo do contacto, são acionados os meios mais adequados (contacto com 112, GNR, Bombeiros, vizinhos e/ou familiares). Caso o utente não atenda a chamada do operador são contactados os elementos de referência indicados na ficha de sinalização, para aferir o motivo do contacto.
Este serviço tem vindo a apoiar a população sénior, em especial idosos em maior situação de vulnerabilidade, isolamento e solidão, permitindo, desta forma, melhorar a qualidade de vida, promover a segurança e autonomia, mantendo a sua permanência no domicílio.
A identificação dos beneficiários é sempre efetuada em articulação e com a validação do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Góis, que acompanha em permanência este serviço.
De salientar que os beneficiários e/ou familiares dos utentes deste serviço que são integrados em Equipamentos Sociais, em meio familiar ou por falecimento, de acordo com a alínea 5, do artigo 3.º do Termo de Responsabilidade, entregam o equipamento à ADIBER, sendo imediatamente entregue a outro beneficiário que se encontre em lista de espera ou em situação de emergência sinalizada.
Para se candidatar a este apoio, deverá contactar os Técnicos do Serviço de Ação Social da Câmara Municipal de Góis.