- Início
- Viver
- Mobilidade
- Poupar em transportes: Carpooling vs Carsharing
- Carpooling - partilhar carro com outros passageiros
Carpooling - partilhar carro com outros passageiros
O que é?
Resumidamente, o carpooling baseia-se em partilhar carro entre passageiros com destinos e horários coincidentes. Assim, os condutores com carro próprio podem optar por partilhá-lo com passageiros que tenham o mesmo trajeto.
Esta é uma solução particularmente vantajosa para viagens de longo curso, uma vez que assenta no princípio de dividir os custos da viagem – portagens e combustível – entre todos os passageiros.
Como funciona?
Combinar boleia com um condutor é muito simples e já existem vários sites que facilitam esta tarefa. O procedimento habitual nestes sites é fazer o registo e escolher o seu perfil (condutor ou passageiro). No caso de ser o condutor, regista uma oferta de viagem, definindo a origem, o destino, a data, a hora e a contribuição (preço) por condutor. Se for passageiro, basta procurar ofertas nas datas que pretende e escolher a que melhor se adequa ao seu orçamento, disponibilidade horária, etc.
Vantagens e desvantagens
O carpooling é uma boa alternativa aos típicos transportes terrestres, uma vez que os preços são flexíveis e promove a interação humana, tornando as viagens mais dinâmicas e menos aborrecidas, especialmente quando são longas.
Como desvantagem existe a questão da segurança, ou melhor, a incerteza relativamente à segurança, pois o conceito-base do carpooling assenta em aceitar ou oferecer boleias a desconhecidos. Existem, no entanto, algumas precauções para diminuir este receio:
- Trocar contactos com o condutor/passageiros e partilhá-los com alguém de confiança antes da viagem. Não se esqueça também de dar informações sobre o percurso;
- A maioria dos sites possui um sistema de classificação, tanto dos condutores como dos passageiros, de forma a tornar a experiência mais segura;
- Verifique se tem amigos em comum com o condutor/passageiros. No site UmCoche,é fácil verificar esta informação através do Facebook, uma vez que a inscrição no site é feita a partir desta rede social.