Dada a sua localização, Portugal é detentor de flora e fauna ricas e diversas associadas a uma grande variedade de ecossistemas e paisagens. Com o objetivo de salvaguardar esse património, foi estabelecida a Rede Nacional de Áreas Classificadas que também contribui para o desenvolvimento regional, sendo palco de visitas e de atividades direcionadas para a proteção da Natureza.
Para aferir o estado de conservação da Natureza são realizadas, periodicamente, avaliações tanto das espécies como dos habitats naturais protegidos, sendo que esse conhecimento é essencial para manter ou restabelecer o estado de conservação favorável dessas espécies e habitats.
O Sistema Nacional de Áreas Classificadas (SNAC) encontra-se definido no Regime Jurídico da Conservação da Natureza e da Biodiversidade (RJCNB), sendo constituído pela Rede Nacional de Áreas Protegidas (RNAP), pelas áreas classificadas que integram a Rede Natura 2000 e pelas demais áreas classificadas, ao abrigo de compromissos internacionais assumidos pelo Estado Português.
Sendo o solo essencial para a prática da agricultura, é necessário manter um equilíbrio entre os nutrientes – azoto e fósforo – que nele são incorporados pelo homem e que são efetivamente consumidos pelas culturas. O excesso de nutrientes no solo pode originar situações de poluição, não apenas do solo, mas também da água e do ar. De igual modo, o uso excessivo de produtos fitofarmacêuticos também pode, pela sua natureza, ser prejudicial aos organismos vivos, havendo riscos associados à sua utilização, nomeadamente de perda de biodiversidade.
Para mais informação, pode consultar o Decreto-Lei n.º 242/2015 de 15 de outubro (revisão do regime jurídico da conservação da natureza e da biodiversidade)
Dia Internacional da Biodiversidade [22 de maio]
Tema de 2021: "We'rePartOfTheSolution"
Mais do que assinalar efemérides, o Município de Góis procura, através de um serviço de educação não-formal, desenvolver ações de educação ambiental, selecionando determinadas datas de modo a promover a reflexão perante problemas atuais e sensibilizar para a mudança de comportamentos em prol da sustentabilidade.
Cada um de nós pode fazer a diferença... Pequenas atitudes convertem-se em grandes ações. Aceda à informação que desenvolvemos especialmente para si!
Folheto Dia Internacional da Biodiversidade
Mais informação em: https://www.unep.org/news-and-stories/story/biodiversity-our-solutions-are-nature