- Início
- Viver
- Educação
- Oferta Educativa Municipal
- Atividades de Educação Ambiental
- Atividades de Parceria Institucional
Atividades de Parceria Institucional
AdCL - Águas do Centro Litoral
A Lei de Bases da Política de Ambiente reforça a Educação Ambiental como um dos objetivos da política do Ambiente. Aposta na educação para o desenvolvimento sustentável e pretende dotar os cidadãos de competências ambientais, num processo contínuo, que promove a cidadania participativa e apela à responsabilização, tendo em vista a proteção e a melhoria do Ambiente em toda a sua dimensão humana.
Nesse sentido, a Águas do Centro Litoral, indo de encontro à sua política empresarial e social, considera fundamental desenvolver ações de educação e sensibilização ambiental com a finalidade de esclarecer e educar a população sobre o tema do ciclo urbano da água, com objetivo de Comunicar para compreender. Agir para mudar!
A AdCL pretende, assim, implementar um Plano Estratégico de Educação Ambiental, em parceria com o Município de Góis, direcionado para os alunos do Agrupamento de Escolas de Góis.
Este Plano de Educação Ambiental prevê a realização de ações em contexto formal e não formal, garantindo a articulação entre os currículos do ensino básico e secundário, bem como a sensibilização e educação ambiental sobre o tema do ciclo urbano da água e natureza e biodiversidade, nomeadamente, no que diz respeito aos ecossistemas ribeirinhos.
Dia Mundial da Água - 22 de março
Dia 22 de março | 22 Horas | Hora de fechar a torneira
Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC)
O projeto “ClimAgir” nasce na sequência da elaboração do Plano Intermunicipal de Adaptação às Alterações Climáticas (PIAAC), elaborado pela CIM Região de Coimbra e pela Universidade de Coimbra, que tem como objetivo avaliar os impactes causados por estas alterações.
O PIAAC é um documento inovador que contempla o conhecimento das especificidades setoriais do território da CIM RC, a avaliação da sua vulnerabilidade atual e futura às alterações climáticas e a identificação, definição e priorização de medidas de adaptação específicas para o território da CIM-RC.
No documento são abordados os possíveis impactes em vários sectores, como: Agricultura, Alimentação, Florestas, Biodiversidade, Recursos Hídricos, Estuários e Zonas Costeiras, Infraestruturas e Energia, Turismo e Saúde Humana.
Saiba mais acerca do projecto ClimAgir
Educação CIMRC | Projeto Realiza.te
Realiza.te é o programa de ação territorial que visa promover o sucesso escolar, a equidade social, o emprego e a igualdade de oportunidades nos seus jovens. Procura envolver os vários contextos onde os jovens se inserem.
O projeto destina-se a todas Escolas da Rede Pública dos 19 municípios da Região de Coimbra, envolvendo desde alunos, professores, pais, pessoal não docente, entre outros, e tem como meta diminuir o insucesso e o abandono escolar precoce em 10% no território da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra.
Com o objetivo de atuar ao nível da prevenção, da adequação da resposta e da recuperação dos jovens que já se encontram em risco de insucesso escolar, as suas linhas de intervenção procuram envolver os vários contextos onde a criança/jovem se insere: escola, família e comunidade.
Este programa é cofinanciado pelo Centro 2020, Portugal 2020 e Fundo Social Europeu.
Saiba mais acerca deste projeto aqui ou no Facebook
Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023 (APA - Agência Portuguesa do Ambiente)
O Município de Góis associa-se à Semana Europeia da Prevenção de Resíduos 2023, a convite da Agência Portuguesa do Ambiente (APA), com uma atividade intitulada “transformar para brincar”, que estimula a imaginação, através da transformação de embalagens em brinquedos, focando-se nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável.
De 20 a 23 de novembro, a autarquia vai promover esta atividade pedagógica, que pretende sensibilizar e consciencializar as crianças do CAF (Componente de Apoio à Família) e do ATL do Agrupamento de Escolas de Góis, para a quantidade de resíduos de embalagens que produzimos diariamente, promovendo a reciclagem de materiais e a prática da política dos 7R´s. Com esta iniciativa, embalagens “velhas” vão converter-se em brinquedos novos!
A Semana Europeia da Prevenção de Resíduos decorre, anualmente, com o objetivo de encorajar tod@s, a desenvolverem ações de sensibilização sobre recursos sustentáveis e gestão de resíduos.
Este ano, de 18 a 26 de novembro, a iniciativa tem como tema “Embalagens – Não te deixes embrulhar!”, e pretende alertar para o uso excessivo de embalagens, promovendo a reutilização das mesmas, adotando práticas mais sustentáveis, através da mudança de alguns hábitos diários.
Numa altura em que as alterações climáticas estão na ordem do dia, é importante relembrar que as embalagens contribuem para a poluição do solo e da terra, e representam cerca de metade da deposição de lixo marinho, provocando emissões de CO2, as quais se prevê que atinjam 66 milhões de toneladas de CO2 em 2030.
Sabia que, as embalagens já representam 40% dos plásticos e 50% do papel utilizado na UE?
Neste sentido, a autarquia irá trabalhar em prol desta iniciativa, com o objetivo de, no próximo ano, inscrever-se e participar na semana da prevenção de resíduos.
Para mais informações, consulte: https://apambiente.pt/residuos/semana-europeia-de-prevencao-de-residuos