-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Noticias
- Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca | 17 de junho
Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca | 17 de junho
O Município de Góis associa-se à celebração do Dia Mundial de Combate à Desertificação e à Seca, assinalado anualmente a 17 de junho. Instituída em 1994 pela Convenção das Nações Unidas de Combate à Desertificação, esta data procura sensibilizar para a importância da gestão sustentável da Terra, da proteção dos ecossistemas e da mitigação dos efeitos da seca e da degradação dos solos.
Em 2026, a efeméride destaca o tema “Pastagens: Reconhecer. Respeitar. Restaurar”, colocando em evidência o papel essencial das pastagens para o equilíbrio ambiental e para a subsistência de cerca de dois mil milhões de pessoas em todo o mundo, incluindo pastores e povos indígenas cujo conhecimento e gestão têm sido determinantes na preservação destas paisagens ao longo de gerações.
As pastagens ocupam mais de 50% da superfície terrestre e são fundamentais para a segurança alimentar, a conservação da biodiversidade, a regulação dos ciclos hídricos e a adaptação às alterações climáticas. Apesar da sua importância, cerca de metade destas áreas encontra-se degradada ou em risco.
Investir na gestão sustentável do solo e da água, na prevenção da seca e na recuperação dos ecossistemas degradados é essencial para proteger os recursos naturais, reforçar a resiliência climática e garantir o futuro das comunidades que deles dependem.
Cuidar da terra é preservar a vida. A prevenção da desertificação começa com escolhas mais sustentáveis, hoje, para assegurar o amanhã.