-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Noticias
- AVISO À POPULAÇÃO | Perigo de incêndio rural
AVISO À POPULAÇÃO | Perigo de incêndio rural
1. SITUAÇÃO
De acordo com a informação do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se para os próximos dias um agravamento das condições meteorológicas associadas ao tempo quente e seco, salientando-se:
- Aumento da temperatura máxima, com valores acima dos 40ºC, em várias regiões do território;
- Humidade Relativa do Ar (HRA) inferior a 30%, na maior parte do território, com fraca recuperação noturna;
- Vento forte nas terras altas do Norte, Centro, Alto Alentejo e nas serras algarvias, com rajadas até 80 km/h;
- Perigo de incêndio rural Muito Elevado a Máximo em todo o território.
Informação meteorológica aqui.
2. EFEITOS EXPECTÁVEIS
Agravamento do perigo de incêndio, com condições favoráveis à eventual ocorrência e propagação de incêndios rurais, bem como ao aumento da dificuldade das ações de supressão, na generalidade do território continental.
3. MEDIDAS PREVENTIVAS
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recorda que, de acordo com as disposições legais em vigor:
- É PROIBIDO fazer Queimada Extensiva;
- Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fazer Queima de Amontoados;
- Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO utilizar fogo para a confeção de alimentos em todo o espaço rural, exceto nos locais expressamente autorizados.
- Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO fumigar ou desinfestar em apiários exceto se os fumigadores tiverem dispositivos de retenção de faúlhas;
- Nos dias de perigo de incêndio Muito Elevado e Máximo É PROIBIDO usar motorroçadoras, corta-matos e destroçadores. Evite o uso de grades de discos.
A Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC) recomenda a adequação dos comportamentos e atitudes face à situação de perigo de incêndio rural, nomeadamente a adoção das necessárias medidas de prevenção e precaução, de acordo com a legislação em vigor, e tendo especial atenção à evolução do perigo de incêndio neste período.
Acompanhe a evolução do perigo de incêndio para os próximos dias aqui, junto dos Serviços Municipais de Proteção Civil e dos Corpos de Bombeiros ou aqui.
4. COMO PROTEGER A SUA SAÚDE DO CALOR - RECOMENDAÇÕES
Para se proteger do calor, a ANEPC reforça a importância de:
- Aumentar a ingestão de água, pelo menos 1,5 litros/dia o equivalente a 8 copos;
- Aplicar protetor solar com fator superior a 30, a cada 2 horas;
- Usar chapéu e roupas claras, largas e frescas;
- Optar por refeições leves e frescas;
- Refrescar-se com água ao longo do dia;
- Ter especial atenção com doentes crónicos, crianças e pessoas idosas.
Calor: Recomendações da DGS aqui.