- Início
- Município
- Comunicação
- Noticias
- Arquivo
- Góis vê aprovada a candidatura Condomínio de Aldeia - Cadafaz e Sacões
Góis vê aprovada a candidatura Condomínio de Aldeia - Cadafaz e Sacões
A cerimónia de apresentação dos resultados decorreu no passado dia 24 de novembro, em Figueiró dos Vinhos, com a presença do Ministro do Ambiente e da Ação Climática, Dr. Duarte Cordeiro, e do Secretário de Estado da Conservação da Natureza e Florestas, Eng. João Paulo Catarino.
O Município de Góis, no âmbito do Programa Integrado de Apoio às Aldeias Localizadas em Territórios de Floresta, do Fundo Ambiental, apresentou e viu aprovada uma candidatura denominada “Condomínio de Aldeia - Cadafaz e Sacões”, no valor de 96.058,36 €, financiada no valor de 87.747,51 €. Os projetos previstos na candidatura serão implementados durante os próximos 18 meses.
O dois projetos elaborados pelo Município visam tornar as áreas envolventes das aldeias mais resilientes aos incêndios rurais, numa faixa de 100 metros ao redor das aldeias, abrangendo as próprias aldeias do Cadafaz, na União das Freguesias de Cadafaz e Colmeal, e Sacões, na Freguesia de Vila Nova do Ceira, através da recuperação das infraestruturas existentes, bem como da revitalização das práticas culturais ancestrais utilizadas na área: exploração do olival, do souto e do medronho, como forma de desenvolvimento sustentável, possibilitando também o desencadear ações de promoção ambiental e turística para as áreas.
O projeto de Condomínio de Aldeia do Cadafaz contempla um conjunto de operações indispensáveis à recuperação/ beneficiação do souto, instalação de um pomar de árvores frutíferas enxertadas (laranjeiras, macieiras, pereiras, pessegueiros…) nos socalcos outrora cultivados existentes, na área envolvente ao aglomerado (Faixa de Gestão de Combustível 100m), reconversão de áreas ocupadas com povoamentos de espécies exóticas invasoras – mimosas e eucalipto num cerejal. São também preconizadas ações de controlo e erradicação de espécies exóticas invasoras (mimosa) e de espécies que rebentam de toiça (eucalipto), bem como intervenções de melhoramento e aumento da capacidade dos reservatórios de água – tanque de rega, integrado no sistema “de cascata” de água de Gestão Integrada de Fogos Rurais (GIFR). A área total da intervenção proposta corresponde a 12,32 hectares.
O projeto de Condomínio de Aldeia de Sacões contempla um conjunto de operações indispensáveis à recuperação/ beneficiação do medronhal, outrora existente, na área envolvente ao aglomerado (Faixa de Gestão de Combustível 100m), reconversão de áreas ocupadas com povoamento de eucalipto e acacial num pomar de medronheiros. São preconizadas ações de beneficiação do reservatório GIFR de Sacões, bem como ações de controlo e erradicação de espécies invasoras (mimosa). A área total da intervenção proposta corresponde a 10,41 hectares.