-
Início
-
Município
-
Comunicação
-
Noticias
-
Arquivo
- DESTAQUE DO MÊS - Centro de Referência da Memória Goiense
DESTAQUE DO MÊS - Centro de Referência da Memória Goiense
𝐣𝐚𝐧𝐞𝐢𝐫𝐨 𝟐𝟎𝟐𝟔
𝐄𝐬𝐜𝐨𝐥𝐚 𝐂𝐨𝐧𝐝𝐞 𝐅𝐞𝐫𝐫𝐞𝐢𝐫𝐚
No mês em que celebramos a educação, destacamos a Escola Conde Ferreira, uma escola de instrução primária para rapazes, onde atualmente, e desde a segunda metade do século XX, funcionam os serviços da Junta de Freguesia de Góis.
Em 1866, a Câmara Municipal de Góis deliberou a construção de uma escola no Cimo da Vila, com recurso ao subsídio deixado em testamento pelo Conde Ferreira. Joaquim Ferreira dos Santos destinou, em testamento, uma verba para a construção de 120 escolas em todo o país.
Conde Ferreira determinou que todas as escolas fossem edificadas de acordo com uma planta específica, que mandou elaborar, apetrechadas para 48 alunos e dotadas de uma vivenda para o professor.
A Escola Conde Ferreira e outras escolas antigas do nosso concelho têm sido alvo de reutilização, por iniciativa do Município, em estreita parceria com entidades e coletividades locais. Dar novos usos a antigos edifícios escolares constitui uma estratégia municipal que valoriza o património construído, preserva a memória coletiva e promove uma utilização sustentável dos recursos públicos.
O Dia Internacional da Educação, celebrado a 24 de janeiro, evoca a educação como um espaço de encontro, de crescimento e de futuro. É na partilha do saber, no gesto de quem ensina e na curiosidade de quem aprende que se constroem caminhos de esperança e se fortalecem as comunidades.
Este dia foi proclamado pela Assembleia Geral das Nações Unidas, em 2018, com o objetivo de celebrar o papel crucial da educação na promoção da paz e do desenvolvimento sustentável, enquanto direito fundamental de todos os seres humanos.