- Início
- Balcão Digital
- Avisos e Informações
- Informação aos Munícipes
- Grande Enterro do Bacalhau
Grande Enterro do Bacalhau
O Grande Enterro do Bacalhau foi apresentado na Casa da Cultura, no âmbito do projeto cultural em rede "Foliar entre Montes e Mar", uma parceria entre os Municípios de Mealhada, Mira e Góis.
A iniciativa pretende reavivar a memória de alguns e apresentar esta interessante manifestação do nosso património cultural imaterial aos que ainda não a conhecem.
A recriação da tradicional cerimónia, que se realizou no Sábado de Aleluia, apresentou um cortejo associado ao "julgamento do bacalhau".
O elenco é sempre composto por um conjunto de personagens, algumas delas características de uma cena de tribunal, tais como: Júri, Juiz, Delegado, Advogado, Páscoa, Quaresma, Escrivão, Oficial, Carrasco e Testemunhas.
Esta cerimónia é celebrada, com mais ou menos regularidade, um pouco por todo o país. Em Góis, sabemos que, em março de 1932, foi reposta a cerimónia tradicional após um interregno de cerca de 25 anos. Em 2012, o Grupo de Escoteiros de Góis 74 recriou esta tradição, com a colaboração de pessoas da comunidade.
Em 2022, a Autarquia dá o mote para que, no futuro, possamos continuar a mostrar esta e outras tradições do passado.