A Autarquia  
 Inf Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 2018
 Programa de Regularização...
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Atividades



sep1





SETEMBRO 2019


Ecos do Passado: Ciclos de Contos e Pontos!

Na Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata
Ás segundas-feiras das 15.00h às 16.30h




No passado dia 18 de setembro de 2019, pelas 15.00h, deu-se início a um novo ciclo de Contos e Pontos, na Biblioteca Municipal.

Este projeto, tem vindo a dar "bons frutos" junto da comunidade sénior, que ao longo do ano passado, se foi confortando, conversando, e ao mesmo tempo trabalhando.

Os ciclos, são dotados de uma mistura de Contos com Pontos! E esta é, sem dúvida uma das metodologias mais assertivas de trabalhar o livro e a leitura junto da comunidade sénior, pois já bem dizia o velho ditado: "quem conta um conto acrescenta-lhe um ponto!".

As inscrições estão abertas a toda a comunidade (adulta/sénior) e para se associar basta aparecer, e preencher a ficha de inscrição.

Cada participante, é responsável pelo seu kit de material, e é com este que se mune para elaborar as suas peças.

As sessões são ministradas pela artesã Amélia Neves que, com o coração e o seu espírito de voluntariado, tem vindo a desenvolver cada ação, e a prestar o devido apoio ao grupo.





No próximo dia 19 de setembro, quinta-feira, pelas 10h, a Presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes de Oliveira Castanheira e o Chief Corporate Officer da Altice Portugal, João Zúquete da Silva, irão inaugurar, no Parque do Cerejal (Av. Luís de Camões), a primeira cabine de leitura do Concelho de Góis.

A nova microbiblioteca, à semelhança das várias cabines de leitura distribuídas um pouco por todo o país, é uma oferta da Fundação PT, que reaproveita as cabines telefónicas e, mediante parcerias com entidades autárquicas, assegura a sua adaptação, colocação e dinamização com o objetivo de estreitar laços comunitários, exercer a cidadania e fomentar a leitura num espaço totalmente inesperado, com o mote: "Levar, ler e devolver".

Almeja-se que todas as faixas etárias, se associem a este movimento literário, por forma a que no futuro, se possa conferir ao projeto toda a sua essência " Na cabine podem, a partir desta data, trocar livros, por livros".




bibl


O Município de Góis, através do Serviço de Biblioteca, irá comemorar, o Dia Internacional da Literacia [8 de setembro], na próxima segunda-feira, dia 09 de setembro de 2019, com o Bibliopaper "Na Biblioteca A Explorar"!


O jogo adapta-se a pequenos grupos, e famílias, e estará disponível após esta data, e será uma nova forma de divertimento na Biblioteca Municipal [disponível apenas para grupos], um jogo para disputar, explorar e ganhar que, modéstia à parte, expetativa encantar a faixa etária mais jovem, e pode ser feita em Família.


As bibliotecas atuais, modernizaram a sua metodologia de ação, junto dos utilizadores e da população, e transformaram-se em locais dinâmicos, onde é possível conjugar a informação e a cultura.


As bibliotecas publicas não se focam apenas na junção e organização de coleções de documentos, são mais abrangentes, e há vida nas bibliotecas, há barulho (controlado naturalmente), e há espaço para imensas formas de divertimento.


Com este jogo almeja-se que explorem a biblioteca, o BIBLIOpaper é um jogo onde se procura, de forma lúdica, dar a conhecer e valorizar a nossa biblioteca, e fomentar o convívio entre o grupo, para além de promover o espírito de equipa.


A partir desta data, o jogo estará disponível, na receção da biblioteca, para quem o quiser jogar!




JULHO 2019



bib


bib


Foram interrompidas, a 10 de julho de 2019, as sessões da 1ª edição do projeto "Ecos do Passado: Ciclos de Contos e Pontos", integradas na planificação anual da Biblioteca Municipal António Francisco Barata.


"Os Ciclos de Contos e Pontos" nasceram, e cresceram, do manifesto demonstrado por um grupo de Senhoras que procuravam um local para se encontrarem para conversar e ao mesmo tempo, aperfeiçoar e aprender novas técnicas e desafios!


O Projeto "Ecos do Passado" assenta, essencialmente, na missão primordial da(s) Biblioteca(s), "CRIAR e FORTALECER hábitos de leitura" junto da comunidade, tendo sido estruturado para a população sénior do Concelho. Sob este lema, o Serviço de Biblioteca tem vindo a promover encontros com os livros, a leitura e a população.


Este trabalho vai-se "desenrolando", sessão após sessão, envolvendo a sua componente didática, recorrendo ao uso do jogo e dos audiovisuais, promovendo, cumulativamente, uma parte prática com ateliers temáticos, partilhas mútuas, de histórias e vivências, para além, da preciosa recolha de testemunhos efetuados, por vezes retraídos de uma simples conversa.


Para levar o projeto, fora de portas, o Serviço de Biblioteca deslocou-se às IPSS's do Concelho.


O grupo sob a designação "Os Ciclos de Contos e Pontos" reuniu 11 Senhoras (inscritas), com faixas etárias entre os 60 e 85 anos, que se têm reunido, às quartas-feiras à tarde, salienta-se, neste contexto que, para as dinâmicas destes ciclos, contou-se com a parceria da Artesã, Amélia Neves.


Almeja-se que este projeto tenha continuação (em setembro), pelo que, quem se quiser associar, haverá mais informações no final do mês de agosto.


Aproveita-se para informar, simultaneamente, que, se pretende, ter patente, na Biblioteca António Francisco Barata, uma Exposição Coletiva dos trabalhos efetuados nesta edição. Como, também, se encontra, em análise, a possibilidade de um intercâmbio itinerante, com trabalhos regionais, envolvendo projetos da mesma natureza, entre as 19 Bibliotecas da Região de Coimbra (Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra (RIB-RC), informação que será divulgada brevemente.



Segundo o manifesto da UNESCO "CRIAR e FORTALECER hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância, é uma das missões-chave que deverão ser a essência dos Serviços da Biblioteca Pública".


Com base, neste pressuposto, e no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido pelo Serviço de Biblioteca, nasce o projeto Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores: uma Jornada na Biblioteca com… que não é mais do que a designação comum para o conjunto de dinâmicas de promoção do Livro e da Leitura junto da faixa etária infantil e juvenil.


Sob esta linha de ação, no dia 09 de julho de 2019, no âmbito da comemoração do Dia das Bibliotecas [01 de julho], foram promovidas duas atividades, de manhã para o público infantil [ATL Góis, ATL Centro Social Rocha Barros e CATL - Santa casa da Misericordia de Góis] e à tarde para o Público juvenil [ATL - Aprender para Crescer].


Pode-se constatar que este é o CAMINHO, as dinâmicas conferiram um balanço com final muito, muito positivo.


Partilha-se o registo fotográfico para que o possamos comprovar.


biblioteca


biblioteca


biblioteca





Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores:

Uma Jornada na Biblioteca com… Amélia Neves

Atelier: Nas Férias Vamos à Biblioteca! … fazer um "Caça Sonhos"

Dia 09 de julho de 2019

Comemoração do Dia das Bibliotecas [01 de julho]

Biblioteca Municipal António Francisco Barata


No âmbito da comemoração do Dia das Bibliotecas [01de julho], no próximo dia 09 de julho de 2019, pelas 14.30h, haverá, na Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata, um atelier, sob o mote Semeiam-se Livros, colhem-se Leitores: Uma Jornada da Biblioteca com… Amélia Neves, para a faixa etária juvenil.

As dinâmicas inerentes a esta atividade irão incidir no livro "Os Sonhos dos Adolescentes" de Maria Gabriela de Sousa Silva.


"Nesta obra, a autora fala da adolescência com a coragem com que sempre aborda a temática das Emoções, da Educação e da Vida. Adolescer e crescer, e sonhar, e ser dono de um coração do tamanho do mundo".

O Serviço de Biblioteca encontra-se a preparar esta atividade com a parceria de Amélia Neves, uma artesã Goiense, aficionada por todo o género de artesanato. Haverá uma parte dedicada à referida obra literária, a introdução. Posteriormente, seguirá o atelier com a elaboração de um "caça sonhos".








Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores: Uma Jornada na Biblioteca com…

A Avó vem à Biblioteca contar Histórias!

Dia 09 de julho de 2019

Comemoração do Dia das Bibliotecas [01 de julho]

Biblioteca Municipal António Francisco Barata


No âmbito da comemoração do Dia das Bibliotecas [01de julho], no próximo dia 09 de julho de 2019, pelas 10.30h, haverá, na Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata, Hora do Conto, sob o mote Semeiam-se Livros, colhem-se Leitores: Uma Jornada da Biblioteca com… a Avó vem à Biblioteca contar Histórias, para a faixa etária infantil.

As dinâmicas inerentes a esta atividade irão incidir no livro "O Novelo das Emoções", da escritora Elizabete Neves.

O Serviço de Biblioteca encontra-se a preparar esta atividade, com alguma motivação, de modo a apresentar uma "Hora do Conto" diferenciada, com muita magia e cor! E… o resto é ainda surpresa…



JUNHO 2019





Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores:

Uma Jornada na Biblioteca com…


O projeto Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores: uma Jornada na Biblioteca com… surge da necessidade de atribuir uma designação universal, para as diversas dinâmicas, de caráter pontual, com particular enfoque para as faixas etárias infantil e juvenil.


Segundo o manifesto da UNESCO "criar e fortalecer hábitos de leitura nas crianças, desde a primeira infância é uma das missões-chave que deverão ser a essência dos serviços da biblioteca pública".


A promoção do livro e da leitura, nestas idades, é, sem margem de dúvidas, deveras importante e, cada vez mais, desafiante, pois é neste estágio que se conseguem criar bons hábitos de leitura.


Atualmente, existe, um vasto leque de obras literárias, livros agradáveis e encantadores, alguns, diferenciam-se, automaticamente, pela sua forma, cores, texturas e recortes, outros, pelos cheiros e atração visual que provocam instantaneamente, conferindo ao leitor, quase que mecanicamente, uma vontade de lhes tocar, abrir e explorar. Esta mudança, nos livros, resulta, naturalmente, da exigência do leitor atual e do trabalho coletivo, que tem vindo a ser desenvolvido na promoção do livro e da leitura.


A narração, e a dramatização, de um livro é feita, na atualidade, de inúmeras formas, e são estas alterações que conferiram ao livro maior aceitabilidade. As crianças, hoje, são atraídas por estas fantásticas mudanças e, desta forma, se alcança, nutre e aumenta, a vontade de querer LER+.


Reforçando esta teoria, estes métodos, de promoção do livro e da literacia, associam e estimulam, entre muitos outros sentimentos, a imaginação e a sensibilidade da criança.


Com base, nestes pressupostos, e no trabalho que tem vindo a ser desenvolvido, o projeto Semeiam-se Livros, Colhem-se Leitores: uma Jornada na Biblioteca com… objetiva incentivar a comunidade para importância do livro como um bem cultural, básico para o desenvolvimento da literacia.


Neste projeto, estarão sempre associados, uma, ou várias, obras literárias, assim como as apresentações de escritores, os lançamentos de livros, as dramatizações, e outras eventuais promoções.


Serão, simultaneamente, introduzidas, nesta diversidade de opções, as inúmeras formas e técnicas, algumas ancestrais, rebuscadas para a arte de narrar histórias, de forma divertida e apelativa. E por fim, neste contexto, será dado a conhecer, a abrangência que um livro pode conferir, pois existem fantásticos recursos narrativos disponíveis para contar um conto, destacam-se, de modo particular, os tapetes narrativos, os kamishibai (teatro de papel), o teatro de sombras, fantoches, marionetas, os aventais, entre outras inúmeras artes.


Resumindo, atualmente, uma das maiores preocupações, da Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata, é dar a conhecer o quão o universo literário é essencial para a saúde mental do leitor, particularizando, alguns dos benefícios associados à prática de ler.


Face ao exposto, atrevemo-nos a afirmar que só há um caminho a trilhar, e este é CRIAR E CONSOLIDAR, junto de todos, bons hábitos de leitura!





MAIO 2019


biblio


O Município de Góis, através do Serviço de Biblioteca participa nas Comemorações do Dia Europa e nos trabalhos da Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, em parceria com a CIM - RC (Comissão Intermunicipal da Região de Coimbra e o CIED -RC |Centro de Informação Europe Direct Região de Coimbra).


Atividades (público geral):


- Exposição "Desta Vez Eu Voto", patente, na Biblioteca, de 09 a 31 de maio, no âmbito das comemorações do Dia da Europa.


- Ciclo de Cinema Eu&Me / Exposição #Desta vez eu voto - Patente de 09 a 31 de maio de 2019


Atividades de oferta fixa e recorrente (público restrito):


- Hora do Conto "A Lenda da Europa" e Atelier "O Puzzle Gigante da EU" - Sala dos 3/4 anos do CSRB 10 de maio de 2019 - 10h30


- Hora do Conto "A Lenda da Europa" e Atelier "O Puzzle Gigante da EU" - Sala dos 4/5 anos do CSRB; Jardim de Infância das Cortes 14 de maio de 2019 -10h30


- Sessão #Desta vez eu voto - Público Sénior : Santa Casa da Misericórdia, Centro Social Rocha Barros e Cáritas diocesana de Coimbra - Lar Sagrada Família(Cabreira) -10h30


-Sessão #Desta vez eu voto - ARCIL - CAO - Pólo de Góis 16 de maio de 2019-14h30





ABRIL 2019


biblio

A somar... a Biblioteca vai aumentar!

Comemoração do Dia Mundial do Livro [23 de abril de 2019]


Comemora-se, hoje, dia 23 de abril de 2019, o Dia Mundial do Livro, neste sentido, o Município de Góis, através do Serviço de Biblioteca, associa-se à efeméride com uma campanha de recolha de livros, sob o mote "A Somar... a Biblioteca vai aumentar!


Esta campanha pressupõe aceitar a oferta de livros que possam integrar as várias bibliotecas de rua, a implementar no futuro, no Concelho de Góis, com início, no próximo verão, nas duas praias galardoadas - Praia Fluvial da Peneda e Praia Fluvial das Canaveias. O fruto desta campanha reverte a favor da ação "Nas cabines podes trocar livros... por livros! 1 = 1".


Local de entrega: Biblioteca Municipal de Góis

Dias úteis: das 09.00h às 18.00h



biblioabril


Em abril, vamos todos comemorar, lendo +! ...


O Município de Góis, através do Serviço de Biblioteca, associa-se às comemorações do dia Mundial do Livro [23 de abril] promovendo, uma vez mais, o LIVRO e a LEITURA.


A Biblioteca tem como principal missão a promoção da informação, alfabetização, educação e cultura, bem como do desenvolvimento sociocultural de grupos e comunidades.


Em abril, vamos todos comemorar, lendo +! ..., é uma iniciativa que objetiva impulsionar todos os leitores a LER+, pelo que, durante o mês de abril, é dada ao utilizador a possibilidade de duplicar o número de documentos permitidos para cada empréstimo domiciliário [exemplos: 3 livro = durante o mês de abril 6 livros; 1 CD = 2 CD's; 1 DVD= 2 DVD's; 1 jogo=2 jogos].


Para que se possa motivar o leitor, haverá no final da iniciativa uma avaliação ao número de exemplares cedidos a cada leitor, e serão atribuídos prémios (1 Kit surpresa) a quem conseguir, neste mês, LER +!





MARÇO 2019


f1

f1


"Homenagem a Sophia de Mello Breyner: Centenário do seu Nascimento" de 01 a 31 de março


Comemoração do Dia Mundial da Poesia [21 de março de 2019]



"(...) comemorar Sophia é comemorá-la, lembrá-la em comum. E é celebrar essa funda e desassombrada exaltação da vida, essa aguda e universal consciência do mundo de que a sua poesia dá testemunho para sempre (...)"


O Município de Góis presta uma singela homenagem a Sophia de Mello Breyner Andresen, durante o mês de março, à semelhança do que está a acontecer a nível nacional. Sophia será (re)lembrada na Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata, no âmbito das comemorações do Dia Mundial da Poesia.


Em Góis o "Tributo a Sophia de Mello Breyner Andresen: Centenário do seu Nascimento" compreende a exposição literária das suas obras, espólio municipal disponível para empréstimo ao domicílio e alguns momentos que se podem destacar:


- Exposição na "A Árvore dos Poemas", que apresentou, numa das árvores junto às imediações da Biblioteca Municipal, alguns dos poemas de Sophia [lamentavelmente a exposição acabou danificada pelas condições atmosféricas adversas durante o referido período];


- Comemoração do Dia Mundial da Poesia, hoje, dia 21 de março, com a visualização e projeção de alguns momentos relevantes da vida da Escritora, na Biblioteca Municipal;


- Tributo a Sophia de Mello Breyner Andresen | Oficina "Tecer Poemas" - Workshop integrado na XXIII Feira do Livro de Góis de 2019, no dia 30 de março pelas 16h00, no Espaço Multiusos da Casa da Cultura.





FEVEREIRO 2019


biblioteca


"Paixão pelos Livros e pela Leitura" - Hora do Conto

"O Monstro das Festinhas"


Sala 4/5 anos do Centro Social Rocha Barros


No rol de atividades a desenvolver com as crianças do Município de Góis, a Biblioteca Municipal António Francisco Barata promoveu a "PAIXÃO pelos LIVROS e pela LEITURA", dinamizando, uma vez mais, "O Monstro das Festinhas" com as crianças da sala dos 4/5 anos do Centro Social Rocha Barros.


"O Monstro das Festinhas", da autoria de Carla Antunes, é uma história escrita em rima, sobre um Monstro diferente. Não é mau e o seu maior desejo é que lhe façam festinhas! Este livro evidencia, de forma clara, algumas emoções, destacando-se, neste contexto, os afetos e o amor.


Após a tradicional "Hora do Conto", foi dinamizado o workshop "Atelier das Emoções". Esta atividade permitiu a interação com o grupo e a ilustração de um postal alusivo ao tema.



bibcabreira


Paixão pelos Livros e pela Leitura - Hora do Conto "O que é o Amor?" - Unidade Residencial da Sagrada Família



Os Seniores da Unidade Residencial da Sagrada Família vieram à Biblioteca Municipal António Francisco Barata, como têm vindo a fazer pontualmente. Mais uma vez, houve calorosas partilhas.


Embalados pela temática do mês de fevereiro, o Serviço de Biblioteca do Município de Góis promoveu a Hora do Conto, com a história "O que é o Amor?", de José Jorge Letria.


Este recurso literário bom para ler ou dar a alguém com muita estima leva-nos a pensar e dizer que o amor, os afetos e o carinho são a melhor maneira de preservarmos o mundo e, assim, podermos viver felizes em sociedade.



bibcao


bibcao

"Paixão pelos Livros e pela Leitura" - Hora do Conto


"Cucu com sons! Ão! Ão!" e "De quem são as bolas?" - salas de 1 e 2 anos do Centro Social Rocha Barros


PAIXÃO pelos LIVROS e pela LEITURA foi o mote usado pela Câmara Municipal de Góis para dar continuidade ao desenvolvimento das dinâmicas do mês fevereiro na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, que desta vez, levou os livros e a leitura fora de portas.


O recurso narrativo escolhido para a Hora do Conto das crianças do Centro Social Rocha Barros foi "Cucu com sons! Ão! Ão!", para a sala de 1 ano, e "De quem são as bolas?", para a sala de 2 anos.


A Biblioteca Municipal de Góis tem vindo a trabalhar com todas as crianças do Centro Social Rocha Barros, que, na generalidade, se deslocam à Biblioteca. Contudo, verifica-se que, para as crianças do berçário e das salas de 1 e 2 anos, a deslocação é mais difícil. Desta forma, uma vez por mês, a Biblioteca vai ao encontro destas crianças e promove, na instituição, a Hora do Conto e a promoção da leitura para bebés.


Salienta-se, neste contexto, que a leitura para bebés auxilia no desenvolvimento de várias funções cognitivas, como a linguagem, a memória e o raciocínio lógico, pelo que os benefícios da leitura, nesta faixa etária, são fundamentais.



bib


Paixão pelos Livros e pela Leitura - Hora do Conto


"O que é o Amor, para nós?" - Centro Social Rocha Barros


No passado dia 21 de fevereiro foi a vez dos seniores, do Centro Social Rocha Barros, de usufruir da calorosa e tradicional Hora do Conto.


Sendo a temática do mês de fevereiro dedicada ao amor, aos afetos, ao carinho, promoveu-se, nesta sessão, o livro e a história "O que é o Amor?", de José Jorge Letria. Um recurso literário onde podemos encontrar algumas tentativas para expressar o amor, em forma de rima, e de forma simples e muito agradável.


Após a Hora do Conto, houve lugar a uma singela conversa, seguida do atelier "O que é o amor para nós?".


O resultado final das recolhas individuais permitiu obter maravilhosas afirmações, como por exemplo:

· O amor é… os meus filhos, netos e bisnetos;

· O amor é… gostarmos uns dos outros, gostar da família e ter paz;

· O amor é… as pessoas darem-se bem com todos;

· O amor é… os nossos amigos;

· O amor é… os bebés e os netos;

· O amor é… o Luís, sobrinhos e manos;

· O amor é… aquilo que não se vê, mas se sente na nossa alma;

· O amor é… tão grande e nunca acaba.



JANEIRO 2019


biblioteca


biblioteca


Peça a peça, constrói-se… um puzzle!


No âmbito das comemorações do Dia Mundial do Puzzle, assinalado pelo Município de Góis, na Biblioteca Municipal António Francisco Barata, no passado dia 29 de janeiro, e durante todo o mês, o atelier "Peça a peça, constrói-se... um puzzle" resultou na montagem de inúmeros puzzles por todos os entusiásticos participantes! Foram muitos os utilizadores que ajudaram na construção dosiversos puzzles disponíveis para toda a comunidade, contudo, apenas quem colocou a última peça é que foi presenteado com uma lembrança do Município.


A construção de um puzzle é muito mais do que uma boa forma de passar o tempo e esta descoberta, junto do público, foi maravilhosa! Este "quebra-cabeças" é, sem dúvida nenhuma, uma atividade benéfica em qualquer idade, contribuindo assim para o bem-estar geral, em qualquer faixa etária, assim como para descontrair e combater o stress, resumindo: completar um puzzle é uma das atividades lúdicas mais completas.


A Biblioteca Municipal não só dinamizou o atelier nos seus espaços, como levou a atividade para fora das suas portas, integrando esta dinâmica em todos os seus projetos e faixas etárias.