A Autarquia  
 Inf Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 2018
 Programa de Regularização...
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
 Turismo  
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Biblioteca Municipal



sep1


Biblioteca Municipal de Góis

«António Francisco Barata»

Morada: Bairro Verde, nº 2; 3330-240 Góis

telefone nº 235 770 112

e-mail: biblioteca@cm-gois.pt



A Biblioteca Municipal de Góis (BMG) está, atualmente, integrada no Núcleo de Desenvolvimento Social, Cultural e Económico, do Município de Góis. Iniciou a sua atividade, junto da comunidade, a 23 de Abril de 1997, em instalações provisórias, na Residência de Estudantes. O seu espólio incluía não só aquisições próprias, mas também livros pertencentes ao espólio da antiga Biblioteca Popular de Góis. Com o volume de livros a aumentar, verificou- se a necessidade de mudar de instalações e, assim, no ano 2000, a Biblioteca Municipal passou a estar instalada, num espaço maior, que se situava na Vila de Góis, na Rua Comandante Henrique Bebiano Baeta Neves.


Corre o ano de 2003 quando a Biblioteca Municipal se instala no Bairro Verde, no edifício da antiga Escola Primária. Local onde ainda hoje se encontra.


A 10 de março de 2006 foi inaugurada com o nome Biblioteca Municipal de Góis António Francisco Barata, em homenagem ao exímio escritor nascido na vila, no dia 01 de janeiro de 1836.


A BMG integra a Rede de Bibliotecas do Concelho de Góis, numa parceria com o Agrupamento de Escolas de Góis e, desde 2017, a Rede Intermunicipal de Bibliotecas da Região de Coimbra, sob gestão da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra (CIM RC).


A BMG aderiu à Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, no ano de 2021, passando a usufruir de todos os recursos e serviços disponibilizados pela Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas (DGLAB) às bibliotecas da rede.


A Biblioteca é um serviço público, concebido para proporcionar, a todos os munícipes e público em geral, o acesso à cultura, informação, inclusão digital, educação formal e não formal e ao lazer, contribuindo assim para elevar o nível cultural e a qualidade de vida dos habitantes do concelho. Neste contexto, destaca-se o serviço que a Biblioteca presta à comunidade, com diversos projetos e atividades, em estreita parceria com as várias entidades concelhias, em particular as Instituições Particulares de Solidariedade Social (valências: berçário, creche, jardim-de-infância e seniores) e o Pólo de Góis da ARCIL.


Promover o livro, a leitura e o acesso à informação, dentro e fora das portas da Biblioteca, dando primazia à conservação e à preservação do património cultural material e imaterial, são objetivos fundamentais deste equipamento.


bibquar 



bibliotecaentrada