A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados

EVENTOS | NOTICIAS









Góis Oroso Arte 2018 | PDF








"Fundo Recomeçar - Incêndios de 15 e 16 de Outubro"



O Fundo Recomeçar é um Fundo da Santa Casa da Misericórdia de Lisboa destinado a apoiar crianças e jovens residentes nas zonas afetadas pelos incêndios de 15 e 16 de outubro que beneficiam de abono de família pelo 1º escalão de rendimentos, entidades inscritas no Registo Nacional de Associativismo Jovem bem como entidades, públicas ou privadas, que visem a recuperação do ambiente, o ordenamento florestal e a diminuição do risco de incêndio, nas zonas afetadas.
Este fundo é constituído pelas receitas dos resultados líquidos da exploração dos jogos sociais do Estado, atribuídos à SCML, vendidos na semana de 16 a 24 de dezembro de 2017, no valor global de 4.464.812€.

Toda a informação sobre apoios a conceder através do Fundo Recomeçar está disponível em www.scml.pt/recomecar.

Quaisquer dúvidas devem ser colocadas a recomecar@scml.pt.






bupigoisjpg



sopas

sopas















cim


A CIM RC cria o Concurso de Ilustração e de Criação Literária da Região de Coimbra destinado a crianças entre os 3 e os 10 anos residentes no seu território.


Com o intuito de promover o conhecimento do território da Região de Coimbra, nomeadamente o património artístico, cultural e natural da região; de valorizar a criatividade e imaginário infantil, e de incentivar ao desenvolvimento de competências de escrita e de expressão artística, é colocado o desafio de ilustar e/ou criar uma história cuja personagem principal é a Inês (mascote dos projetos infanto-juvenis da CIM RC), num dos municípios da Região. Os interessados poderão concorrer às seguintes categorias:


Desafio Ilustração: crianças dos 3-5 anos;

Desafio Criação Literária: crianças dos 6-10 anos;

Desafio Criação Literária e Ilustração: crianças dos 6-10 anos.


A participação em qualquer uma das categorias implica o envio do Formulário de Participação, assinado por parte do encarregado de educação e do trabalho para a CIM Região de Coimbra (Rua do Brasil, n.º 131 - 3030 -175 Coimbra), com a referência do envelope: CICL 2018 até ao dia 31 de março de 2018.


A seleção dos trabalhos em cada uma das categorias do Concurso, é realizada por um júri independente, composto por três elementos, o qual poderá integrar, entre outros, especialistas ou personalidades de reconhecido mérito ou experiência empírica nas várias formas de expressão artística que integram o concurso.


Os prémios serão ordenados até à terceira classificação em cada categoria (Desafio Ilustração, Desafio Criação Literária, Desafio Ilustração e Criação Literária), sendo atribuídos sob a forma de material lúdico-didático (informático, didático/bibliográfico, material de desenho e pintura, etc.).


Os prémios a atribuir são:


Primeiro/a Classificado/a: material lúdico-didático no valor de 175 euros;

Segundo/a Classificado/a: material lúdico-didático no valor de 125 euros;

Terceiro/a Classificado/a: material lúdico-didático no valor de 75 euros.


O prazo de análise dos trabalhos, apresentados a qualquer uma das categorias do concurso, decorre entre 1 de abril e 15 de maio de 2018.


O Regulamento e Formulário de inscrição poderá ser consultado em: http://cim-regiaodecoimbra.pt/concurso-de-ilustracao-e-de-criacao-literaria-da-regiao-de-coimbra/





Reflorestar Portugal Lés-a-Lés | PDF


Castanheiros para recuperar de forma sustentável

hectares de floresta ardida nos últimos anos

Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés

começa amanhã em Góis


Cumprindo promessa feita pela Federação de Motociclismo de Portugal durante a 3.ª edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, começa amanhã, sexta-feira, dia 9 de fevereiro, a segunda fase da campanha de sensibilização "Reflorestar Portugal de Lés-a-Lés" com a doação de 400 castanheiros à Câmara Municipal de Góis. Cerimónia que acontece pelas 14.30 h., no Largo Francisco Inácio Dias Nogueira - mais conhecido como Largo do Pombal - sendo as árvores entregues de imediato pela edilidade goiense aos muitos munícipes que mostraram vontade em plantá-los nos seus terrenos e quintais.

A entrega dos jovens castanheiros será acompanhada por folhetos que explicam as vantagens de plantar uma árvore autóctone em detrimento de uma espécie não natural da região, como a maior resistência a incêndios, promoção de solos mais férteis, de nascentes com mais água e melhor qualidade de paisagens e de vida a quem a rodeia. Entrega de árvores autóctones ao Município de Góis que marca o arranque da doação de outras tantas plantas a cada um de sete outros concelhos flagelados por incêndios florestais nos últimos anos, de Trás-os-Montes ao Algarve, e atravessados pela última edição do Portugal de Lés-a-Lés Off-Road, em setembro de 2017.

Durante este passeio de vários dias, a FMP ofereceu simbolicamente - e ajudou à sua plantação - duas jovens árvores a Boticas, Vila Pouca de Aguiar, Belmonte, Covilhã, Góis, Pedrógão Grande, Mação e Silves, ficando a promessa de regressar com mais 400 árvores autóctones de cada região, em finais de Outono, num total de 3200 plantas. Como o final de 2017 foi anormalmente seco, esta segunda fase arrancará em Fevereiro, reunidas que estão as melhores condições de clima e solos.

As espécies escolhidas, com o apoio do biólogo Nuno Gomes Oliveira e parceria com o ICNF, vão desde os carvalhos-negrais, sobreiros e azinheiras, aos medronheiros e pinheiros-mansos, passando pelos choupos-brancos, cerejeiras-bravas, bordos e carvalhos-robles.


O Gabinete de Imprensa

Portugal de Lés-a-Lés





encontros





Para mais informações clique aqui























Ficha de Inscrição - IV Jornadas da Família




IMPORTANTE: O Concerto "Pinhal Solidário" foi CANCELADO devido aos fogos que assolam a região!


pinhal





didi

Diogo Ventura

Título nacional em Souselas

Ao vencer a penúltima prova do campeonato nacional de Enduro hoje realizada em Souselas Diogo Ventura assegurou o título nacional de Enduro 2017.


A caminho de mais um triunfo no campeonato o piloto de Góis venceu nove das 12 especiais cronometradas e esteve na frente da classificação global desde a primeira especial realizada por todo o pelotão neste quente dia de Domingo. No final o recruta da Alves Bandeira fechou a jornada com mais de 1 minuto e 37 segundos de vantagem sobre o segundo classificado e assegurou a sétima vitória consecutiva num campeonato onde apenas ele subiu ao degrau mais alto do pódio em termos absolutos e na classe Elite 2.


Aos comandos da sua Honda o piloto da Lousãmotos assegurou assim o título absoluto na especialidade e também a primeira posição na classe Elite 2 mesmo antes de realizar as duas derradeiras jornadas do campeonato agendadas para Águeda nos dias 30 de Setembro e 1 de Outubro.


"Foi um dia fantástico apesar do calor que se fez sentir. Entrei bem na prova e consegui sempre ser o mais rápido nas especiais Cross e Enduro para vencer de novo a prova. Este é um dia muito especial pois consigo o título ainda antes do final do campeonato. Tenho que agradecer a todos aqueles que me apoiaram ao longo deste ano e é a eles que dedico esta conquista."


Palavras de Diogo Ventura já a pensar na sua próxima prova, o Enduro de Castelo Branco, válido para o campeonato do mundo da especialidade e que se realiza no próximo fim-de-semana. Um regresso a um paddock onde esteve a tempo inteiro em épocas anteriores.

























Góis recebe Jovens Repórteres de 6 países em Missão Ambiental


Os Jovens Repórteres para o Ambientevão estar durante uma semana - de 3 a 8 de abril - em Missão jornalística no concelho de Góis, para investigar sobre a sustentabilidade local: ambiental, social e económica.

Este município, distinguido atualmente como município ECOXXI e com duas praias fluviais galardoadas em 2016 com a Bandeira Azul como é o caso da Penedaem plena vila de Góis, recebe hospitaleiramente um grupo de 22 jovens provenientes da rede Young Reporters for the Environmentde Portugal, Itália, Chipre, Israel, Eslováquia e Turquia, que irão reportar sobre diversos temas do concelho: do encontro de motards, à biodiversidade, passando pelas aldeias de xisto, ecoturismo, agricultura biológica, "novos rurais", artesanato, energias renováveis, minas de volfrâmio e a XXI Feira do Livro,entre outros. Ver Programa aqui.

No último dia, está marcada uma sessão pública de apresentação das conclusões e reportagens, aberta à comunidade e a todos os que queiram participar, que decorrerá na Casa do Artista de Góis a 8 de abril, com início às 11horas (inscrições para jra@abae.pt).

Os Jovens Repórteres para o Ambiente, coordenados em Portugal pela ABAE, são uma comunidade de jovens entre os 11 e os 21 anos, espalhada por 34 países do mundo, articulados pela Foundation for Environmental Education.
Através do jornalismo, focado nas questões do ambiente e sustentabilidade, procura-se desenvolver nos jovens competências no campo, não só da investigação, trabalho de campo e comunicação, mas também de uma cidadania responsável apostada na resolução de problemas.


A atividade é organizada pela ABAE | JRA em parceria com a Câmara Municipal de Góis.

Missão Internacional JRA Góis 2017 | YRE International Mission Gois 2017

3 a 8 de abril | 3 to 8 april







Diogo Ventura
Dupla vitória em Valpaços


Diogo Ventura soma e segue no campeonato nacional de enduro 2017. Com três dias de competição já realizados o piloto de Góis conseguiu hoje no segundo dia do 4º Enduro do Folar, realizado em Valpaços, manter a invencibilidade no campeonato ao somar a terceira vitória do ano, dilatando assim a sua vantagem em termos de campeonato nacional da especialidade.

Tal como tinha acontecido no dia de ontem o piloto da Lousãmotos colocou no topo da classificação a sua Honda CRF 450R após ter ganho nove das 12 especiais realizadas naquele que foi o dia mais longo da segunda etapa do campeonato. Nas contas finais da jornada Diogo Ventura venceu com mais de um minuto e seis segundos face ao segundo classificado.

"Hoje consegui estar muito mais confortável em cima da moto desde o arranque da prova e não só me diverti muito mais ao longo do dia como consegui mais uma vitória, a terceira do ano. Globalmente este foi um fim-de-semana muito positivo onde consegui ao longo dos dois dias andar sem cometer erros e vencer a grande maioria das especiais."

Com esta vitória Diogo Ventura destacou-se no topo da tabela classificativa do campeonato nacional de enduro 2017, onde apenas conheceu o sabor da vitória até ao momento. A próxima ronda do campeonato realiza-se no dia 2 de Abril em Vila de Rei onde o piloto da Alves Bandeira irá tentar a sua quarta vitória consecutiva em termos absolutos.




Para mais informações, https://www.facebook.com/events/1247113665380817/?active_tab=discussion










Mercadinho Feira sem Regras - Normas de Participação | PDF

















Normas de Participação | PDF












Normas de Participação e Ficha de Participação | PDF




Dia Internacional da Família assinalado em Góis


A Câmara Municipal de Góis irá no dia 15 de Maio a partir das 15h comemorar o Dia Internacional da Família.

Com o intuito de promover a intergeracionalidade, momentos de lazer, de partilha, interação e proximidade entre elementos familiares a Casa da Cultura da Góis abre as portas para uma sessão de cinema. "Divertida Mente" é uma comédia de animação para toda a família que conta com a assinatura de Pete Docter.

Passadas duas horas e meia o palco é o Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, em pleno centro histórico da vila, para uma aula cheia de energia e movimento, como que se pretende que seja a sessão de aeróbica orientada professora Marta Pinto.

Neste dia, pais, filhos, avôs, netos e outros membros da família podem praticar em conjunto atividades de grande alcance cultural, social e desportivo e registar os momentos, já que será instalada uma moldura versão XXL que será executada/decorada por séniores das IPSS's do concelho que integram o atelier de artes plásticas promovido pelo município, na Biblioteca Municipal António Francisco Barata.

Apesar das atividades serem gratuitas, mas aproveitando a componente social, aos participantes nas atividades é solicitado que entreguem um bem alimentar não perecível. Sendo que os bens recolhidos irão reverter para a Colónia de Férias da CPCJ de Góis e para o habitual acampamento escolar.




















http://picasion.com/







stohuberto





Normas de Participação - Vamos ao Largo! Colorir o Pombal | PDF


Ficha de Inscrição - Vamos ao Largo! Colorir o Pombal | PDF

Autorização do Encarregado de Educação - Vamos ao Largo! Colorir o Pombal | PDF



scmg

Mostra de Chanfana do Concelho de Góis



O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis vai organizar uma "Mostra de Chanfana do Concelho de Góis" a realizar a 16 de Abril, pelas 13:00 horas, na Casa do Concelho de Góis, na Rua de Santa Marta, 47, r/c, Dto, em Lisboa.

A Mostra de Chanfana tem como principal objetivo mostrar que a Chanfana é um prato típico do Concelho de Góis com um histórico de preparação que remonta á profundidade da nossa história e dinamizar a sua preparação e a sua introdução nos menus dos restaurantes do nosso Concelho.

A Mostra terá a participação dos seguintes Restaurantes convidados e aderentes a esta iniciativa representantes das 4 zonas administrativas do Concelho de Góis, a saber: "O Cantinho" (Cortes - Alvares), "Sonho da Juventude" (Cabreira - Cadafaz/Colmeal), "Chill Out" (Góis) e "Flor do Ceira" (Vila Nova do Ceira).

A Mostra constará da prova da Chanfana dos 4 Restaurantes, acompanhamento, bebidas e sobremesa.

Todos os presentes terão direito de voto para que no final do evento seja eleito e premiado, o melhor Restaurante de Chanfana do Concelho de Góis.

Com inscrições limitadas á lotação da sala, convidamos desde já, todas as Comissões de Melhoramentos do Concelho de Góis, goienses, sócios da Casa e amigos a brindarem-nos com a vossa presença participativa e com o vosso bom gosto gastronómico. Contamos convosco.

(inscrições: casacgois@gmail.com)

O Conselho Regional da Casa do Concelho de Góis





http://www.wwf.pt/









26-06-2017





Notícias por mês: