Qualidade da água em Vila Nova do Ceira - Comunicado
COMUNICADO
Na sequência de alguma desinformação relativa à água distribuída em Vila Nova do Ceira publicam-se o resultado das últimas análises efetuadas bem como do parecer do Delegado de Saúde.
Nesses documentos pode-se confirmar que o incumprimento verificado diz respeito à deteção de bactérias coliformes e não à existência de coliformes fecais conforme erradamente foi divulgado e que faz toda a diferença.
Pois se tivesse ocorrido incumprimentos que pusessem em causa a saúde pública, tanto o Delegado de Saúde, como o Município de Góis teriam o dever e a obrigação de alertar a população e indicar as cautelas a tomar.
O Município de Góis reconhece que a água, que fornece em Vila Nova do Ceira, apesar de cumprir todas as normas obrigatórias, não satisfaz os consumidores. Por isso, depois de tanto esperar pela intervenção da empresa “Aguas do Mondego”, que a isso ficou comprometida com o Executivo anterior, decidiu avançar com uma empreitada para melhorar a rede de água de Vila Nova do Ceira, apesar do enorme esforço financeiro totalmente suportado pelo sobrecarregado orçamento municipal. Ou seja a Câmara de Góis, por protocolo assinado pelo Sr. Engenheiro Diamantino Garcia em Agosto de 2009, transferiu para a referida empresa os meios financeiros oriundos da Comunidade Europeia para uma obra que, afinal, tem que ser paga pelo Município.
Góis, 28 de Agosto de 2013
Nós não desistimos!
Informação do Delegado de Saúde ACES PIN - Góis, de 2013-08-20 | PDF - 128 Kb
Resultados de Amostras - Sistema de Vila Nova do Ceira | PDF - 240 Kb

27-08-2013