A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Carta Educativa



A Carta Educativa é um Projeto fundamental e dinâmico de intervenção que tem como meta atingir a melhoria da Educação, do ensino, da formação e da cultura num dado território, ou seja ser parte integrante do seu desenvolvimento social.

 

CARTA EDUCATIVA DO CONCELHO DE GÓIS HOMOLOGADA

 

No passado dia 29 de maio a Carta Educativa de Góis foi homologada pelo Ministério da Educação, numa cerimónia na Amadora onde estiveram presentes 63 municípios.

A Carta Educativa enquanto instrumento de planeamento das Autarquias Locais, visa a racionalização e redimensionamento do parque de recursos físicos existentes e o cumprimento dos grandes objetivos da Lei de Bases do Sistema Educativo e dos normativos daí emanados, nomeadamente:

- Prever uma resposta adequada às necessidades de redimensionamento da Rede Escolar colocadas pela evolução da política educativa, pelas oscilações da procura da educação, rentabilizando o parque escolar existente;

- Caminhar no sentido de um esbatimento das disparidades inter e intra-regionais, promovendo a igualdade do acesso ao ensino numa perspetiva de adequação da Rede Escolar às caraterísticas regionais e locais, assegurando a coerência dos princípios normativos no todo nacional.

 

À Carta Educativa do Município de Góis estão associados um conjunto de objetivos, dos quais se destacam os seguintes:

- Orientar a expansão do sistema educativo no concelho de Góis, em função do desenvolvimento económico, sócio-cultural e urbanístico, prevendo uma resposta adequada às necessidades de redimensionamento da Rede Escolar colocadas pela evolução da política educativa, pelas oscilações da procura da educação.

- Fundamentar tecnicamente as tomadas de decisão relativas à construção de novos empreendimentos, encerramentos de escolas, reconversão e adaptação do parque escolar, assim como otimizar a funcionalidade da rede existente e a respetiva expansão.

 

Neste sentido, a Carta Educativa propõe:

- Construir um Centro Escolar na Freguesia de Alvares

- Redimensionar a oferta educativa

- Manter o parque escolar

- Implementar o Ensino Profissional

- Implementar Gabinete de Acompanhamento e Orientação Psicológica

- Reajustar o ensino pré-escolar (público/ privado)

- Reinstalar o Ensino Recorrente

- Manter a componente de Apoio à Família

- Manter a Rede de ATL’s

- Formação Inicial e Continua de Animadores de ATL

 

A Carta Educativa de Góis foi elaborada por uma Equipa Técnica da Câmara Municipal de Góis, sob a orientação da Drª Maria de Lurdes Oliveira Castanheira.

 

 

 

Aqui poderá fazer o download do documento na sua totalidade.

PDF_ICON Carta Educativa do concelho de Góis | PDF - 1.36 Mb

Veja também...

Rede Escolar