A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Heráldica



brasãomaior

ARMAS:  

De ouro, com uma ponte de três arcos de negro realçada de prata, ladeada de dois comoros de penhascos de verde realçados de negro e nevados de prata. A ponte saínte de cinco faixas ondadas, três de azul e duas de prata e encimada por um pinheiro de verde frutado de negro, com realces de ouro e troncado e arrancado de negro. Coroa mural de prata de quatro torres. Listel branco, com os dizeres "Vila de Góis", a negro.

 

bandeira2

 

 

bandeira1

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

BANDEIRA:  

Esquartelada de branco e de verde. Cordões e borlas de prata e de verde. Haste e lança douradas.

 

SÊLO:  

Circular, tendo ao centro as peças das armas sem indicação dos esmaltes. Em volta, dentro de círculos concêntricos, os dizeres "Câmara Municipal de Góis".

 


PEÇAS E ESMALTES:

 

Como as peças representativas da riqueza local, o pinheiro e o rio, são de verde e de prata, a bandeira é branca (que corresponde à prata) e de verde. Quando se destina a cortejos ou cerimoniais, a bandeira é de seda e bordada, devendo medir um metro quadrado. Quando é para arvorar, é de filel, com as dimensões julgadas convenientes, podendo dispensar a inclusão das armas.

 

O ouro indicado para o campo das armas e para realçar o frutado do pinheiro, é o metal que na heráldica significa fidelidade, constância e poder.

A ponte, os frutos, o troncado e arrancado do pinheiro e o realçado dos comoros, são de negro, esmalte que simboliza  a terra e significa firmeza e honestidade.

O pinheiro e os comoros são de verde, esmalte que significa esperança e fé.

O nevado dos comoros, o realçado da ponte e as faixas do rio, são de prata, metal que heraldicamente significa humildade e riqueza.

Os rios, está estabelecido que se representem, heraldicamente, por faixas ondadas de prata e de azul. O azul significa zelo, caridade e lealdade.

E, com estas peças e estes esmaltes, ficará bem representada a riqueza regional e a  índole dos naturais.

 

Ordenação heráldica do brasão e bandeira

Publicada no Diário do Governo, I Série de 01/04/1936