Centenário da República
Largada de Balões | 25 Abril 2010
A Presidente da Câmara Municipal de Góis, Maria de Lurdes Castanheira, convida V. Exa. a participar nas Comemorações do 36.º Aniversário do 25 de abril de 74, que se realiza no próximo dia 25 de abril, com o seguinte programa:
10h00 - Receção das entidades oficiais, convidados e público em geral, seguido de Hastear da Bandeira, com execução do Hino Nacional pela Banda Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis | Jardins da Biblioteca Municipal de Góis « António Francisco Barata »
10h30 - Sessão Solene | Auditório da Biblioteca Municipal
11h45 – Largada de balões “25 de abril Sempre” | Jardins da Biblioteca Municipal
21h30 – Espetáculo Instrumental e Poético: « Em abril...Melodias Mil », pelo Grupo In-Ànima | Tributo à Liberdade e à Democracia - Largo Francisco Inácio Dias Nogueira
Comemorações do Centenário da República Portuguesa em Góis
Durante o ano de 2010 cumpre-se um século sobre a implantação da República em Portugal. É, sem dúvida, um momento importante e marcante da História Nacional, ao qual o Município de Góis não quis ficar alheio, organizando para o efeito, um programa municipal de iniciativas que decorrerão ao longo do ano e cuja cerimónia de abertura decorre no próximo Domingo, dia 14 de março.
Assinalar o Centenário da República, é cumprir um desígnio da história, e é também uma oportunidade de partilhar com todos, em particular com as gerações mais novas, os acontecimentos que levaram a tão significativas mudanças da sociedade de 1910 a 2010.
Do programa consta:
17h00 – Encontro/Receção de convidados e público em geral, na Praça da República, com Audição do Hino Nacional “A Portuguesa” pela Banda Filarmónica da Associação Educativa e Recreativa de Góis;
17h30 – Sessão Solene no Auditório da Casa do Artista – seguido de Ceira de Honra nas Galerias da Casa do Artista.
Na Ata da Reunião da Câmara Municipal de 8 de outubro de 1910, na qual “(…) sob proposta do Vereador senhor Joaquim Paulo da Silva Poiares, a Câmara deliberou dar à Praça desta Villa, o nome de «Praça da Republica».”