A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados

VI(r)VER O PATRIMÓNIO




O Município de Góis, uma vez mais, associou-se às comemorações das Jornadas Europeias do Património (JEP) 2009, este ano sob o tema VI(R)VER O PATRIMÓNIO, a convite do Instituto de Gestão do Património Arquitectónico e Arqueológico (IGESPAR, IP). Nesse sentido, no passado dia 11 de Setembro, o Município de Góis organizou uma jornada inteiramente dedicada ao património cultural, adiantando-se na comemoração das JEP, que se irão realizar durante o fim-de-semana de 25 a 27 de Setembro do ano corrente.


Para iniciar a comemoração, o Município de Góis apresentou, no Posto de Turismo de Góis, materiais informativos no âmbito da promoção e divulgação do património cultural concelhio, que se encontram disponíveis para distribuição no mesmo espaço municipal.


Foi apresentado folheto sobre a PEDRA LETREIRA, imponente monumento de arte rupestre, que remonta aos primórdios da Pré-História Recente, que se situa na povoação de Cabeçadas, na freguesia de Alvares. Para realização do desdobrável de carácter informativo e divulgativo sobre a PEDRA LETREIRA, classificada como Imóvel de Interesse Público, no ano de 1997, o Município de Góis contou com o prestimosa colaboração do Professor Doutor João de Castro Nunes, ilustre investigador que estudou o referido monumento, e dos proprietários do terreno onde se situa o monumento.


O roteiro Uma Jornada às Memórias de Góis foi apresentado de seguida. Com este roteiro apresenta-se informação essencial sobre os espaços museológicos que existem no Concelho de Góis. Com este roteiro sugere-se a visita aos diversos espaços no sentido de conhecer excertos da história de Góis, memórias das suas gentes. Nesse sentido, realizou-se uma excursão aos espaços museológicos, onde fomos muito bem recebidos pelos seus responsáveis e dinamizadores. No Soito, na Cabreira, em Alvares e no Esporão primou-se pela hospitalidade. Bem hajam!

 

PL_1

 

PL_2

 

PL_3

 

PL_4

 

PL_5

 

PL_6


17-09-2009





Notícias por mês: