A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados

Viagem a Oroso



Projecto “Escolhas de Futuro” proporcionou viagem a Oroso (Galiza) a Jovens Goienses

 

A Geminação entre os Municípios de Góis e Oroso permitiu aproximar os jovens destas duas localidades durante três dias. A Câmara Municipal de Góis, entidade promotora do Projecto “Escolhas de Futuro” deu a oportunidade a 20 jovens Goienses de conhecerem e trocarem experiências culturais, sociais e económicas.
Esta actividade decorreu nos dias 6, 7 e 8 de Abril a Sigueiro-Oroso e contou ainda com a colaboração da Associação de Juventude de Góis.
Chegados a Sigueiro-Oroso, os jovens foram recebidos na Câmara de Oroso pelo simpático Conselheiro da Cultura, Eduardo Veiras. Nesta recepção os jovens Goienses receberam um guia turístico, um pin e a rota de caminhos pedestres do concelho de Oroso. 


ViagemOroso


Uma das primeiras actividades foi o jogo de apresentação entre os jovens dos dois países quebrando assim a “timidez” inicial. Durante a tarde ainda houve tempo para um jogo de futebol entre rapazes e raparigas.
O dia 7 de Abril foi passado em Santiago de Compostela, a 11 km de Oroso. Os jovens Goienses conheceram o interior da catedral de Santiago de Compostela que se situa na zona mais ocidental da cidade antiga. Tiveram ainda a oportunidade de observar a Torre da Beringuela, o Claustro, as Praças do Obradoiro, da Acibecharia, da Pratarias e da Quintana, entre outras.
Ainda durante a manhã visitaram o segundo lugar mais visitado a seguir à catedral de Santiago de Compostela, a Plaza dos Abastos de Santiago (mercado).  Neste local observaram os mais variados produtos tradicionais.
Antes do almoço ainda visitaram a exposição da Galiza digital, uma exposição permanente baseada nas novas tecnologias de informação. Situada no Mosteiro de San Martiño Pinario, esta exposição permitiu visualizar em três dimensões as praças de Santiago, imagens topográficas em tempo real dos Caminhos de Santiago, uma viagem submarina, andar de montanha russa pelas ruas de Santiago de Compostela, andar de “carrilanas”, entre outras coisas divertidas.


ViagemOroso 


Durante a tarde, os jovens percorreram as ruas desta bela cidade histórica.
O último dia foi dedicado às actividades desportivas, nomeadamente futebol, basquetebol e ténis de mesa. Os jovens de ambos os concelhos foram divididos por equipas e realizaram vários jogos.

Para finalizar este intercâmbio foi realizada uma cerimónia de encerramento, onde esteve presente o Alcaide D. Manuel Miras Franqueira, Presidente do Concelho de Oroso, Eduardo Veiras, Conselheiro da Cultura e o António Leira, Chefe de Gabinete.
O Presidente do Concelho de Oroso, Alcaide D. Manuel Miras Franqueira agradeceu a presença dos jovens Goienses em Oroso, que permitiu estreitar os laços de amizade e compartilhar experiências entre os jovens dos sois países. Ofereceu aos jovens Goienses um pergaminho onde figuravam os brasões das duas vilas como símbolo do acto de Geminação entre estas duas localidades.
Uma experiência certamente a repetir, cheia de alegria, energia e juventude! Aguardamos a vinda dos jovens de Oroso ao nosso Concelho de forma a agradecer-lhes e a retribuir-lhes o carinho e a amabilidade que tiveram com os nossos Jovens…


17-04-2009





Notícias por mês: