A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Dia Mundial da Floresta



A Comemoração do Dia Mundial da Floresta surge no âmbito do projeto de Sensibilização Florestal do Município de Góis, candidatado ao Fundo Florestal Permanente.



No 2ºano em que este projeto de sensibilização é desenvolvido no Concelho, estiveram presentes e colaboraram ativamente nas atividades propostas, a Guarda Nacional Republicana, com a presença dos GIPS, SEPNA e Equipa da Proteção da Natureza, a DGRF, o Conselho Diretivo dos Baldios de Cortecega, Vale Moreiro e outros, Bombeiros Voluntários de Góis, Associação Florestal do Concelho de Góis, através de uma das Equipas de Sapadores Florestais. O executivo do Município esteve igualmente presente e colaborante nas ações de plantação e apoio a todo o desenvolvimento da ação.



Nesta atividade de sensibilização florestal, participaram os alunos do 2ºciclo da Escola Básica 2,3 de Góis e respetivos professores, que realizaram uma “Caça ao Tesouro”, num percurso de 3 quilómetros, que teve início na Nossa Senhora da Guia e finalização num aceiro estrategicamente colocado em termos de defesa da floresta contra incêndios.

Nesse local foram plantadas espécies florestais autóctones (carvalhos, sobreiros e castanheiros).

Pelo caminho, as crianças interagiram com as equipas GIPS, SEPNA e Equipas de proteção da natureza, a quem realizaram questões relativas às suas atividades profissionais e de âmbito florestal, com a intenção de responderem ás questões do jogo que estavam a desenvolver.



Houveram também ações de pesca desportiva, repovoamento de trutas no rio ceira, em simultâneo com a atividade realizada na serra e ainda repovoamento de coelhos



As crianças do 1º ciclo e pré escolar, tiveram igualmente direito a vários brindes alusivos à Floresta e espécies folhosas, distribuídos pelo Município, no mesmo dia.



Com o objetivo de desenvolvimento da atividade em causa, o Município disponibilizou os técnicos de desporto, turismo, florestal, caça e pesca teve ainda a excelente colaboração da equipa que desenvolve o Projeto “Escolhas de Futuro”.



Pensamos que foi uma manhã de excelente qualidade e que foram atingidos os principais os objetivos de sensibilização florestal, junto das crianças presentes.

Chegada à nossa Srª da Guia:

diamundialdafloresta diamundialdafloresta11 

diamundialdafloresta9 diamundialdafloresta10


Repovoamento e pesca de trutas no Rio Ceira:

diamundialdafloresta14 diamundialdafloresta13

diamundialdafloresta5 diamundialdafloresta12

 

Plantação de árvores:

diamundialdafloresta18 diamundialdafloresta20 

diamundialdafloresta21 diamundialdafloresta4 

diamundialdafloresta23 diamundialdafloresta22

 

Repovoamento de coelhos:

diamundialdafloresta3 diamundialdafloresta24

diamundialdafloresta16 diamundialdafloresta17


Almoço:

diamundialdafloresta6 diamundialdafloresta7

diamundialdafloresta8 diamundialdafloresta2

 

 Entidades presentes:  

 ambulância bombeiros

 gips guardasflorestais

carrinhaamarela


Programa:

10:00h – Saída de autocarro da Escola Básica 2,3 de Góis;

10:15h - Chegada de autocarro perto do local da atividade – Senhora da Guia, onde serão distribuídos brindes alusivos à Floresta;


Percurso de 3 km com realização de um Pedi – Paper, onde se pretenderá:

1- Sensibilização para o espaço envolvente (chamada de atenção para as espécies florestais presentes e outros motivos de interesse);

2- Interação com os Polícias Florestais – sensibilização para o comportamento a ter quando estamos na floresta;

3- Interação com os Bombeiros Voluntários de Góis – sensibilização para atitudes defensiva perante um incêndio florestal;


11:30h- Encontro com os Sapadores Florestais, GIPS e SEPNA, que ajudam na plantação de folhosas autóctones, no espaço pré definido para o efeito.


Em simultâneo decorrerão ações de repovoamento de trutas fário, no rio Ceira e pesca desportiva e ação de repovoamento de coelhos bravos, perto do local da plantação de folhosas, com alunos da Escola Básica 2,3 de Góis.

12:30h – Regresso dos alunos à Senhora da Guia, para apanhar o transporte.

13:30h – Almoço convívio na Casa da Natureza – Parque do Cerejal.