A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

ADESA



 ADESA

A Serra do Açor é uma associação de direito privado constituída por seis municípios da região da Serra do Açôr - Alto Distrito de Coimbra - e por mais algumas instituições regionais e locais representativas dos órgãos da Administração e da sociedade civil.

 

Os municípios constituintes são os de Arganil, Oliveira do Hospital, Góis, Pampilhosa da Serra, Tábua e Penacova e foi constituída em 22 de março de 1995.

Constitui objeto principal da Associação, "...a promoção do desenvolvimento global e integrado, na Região da Serra do Açôr, através de uma integração adequada com os espaços e entidades de âmbito regional, nacional ou internacional...".

 

Para a prossecução destes objetivos, a Associação fez um grande esforço desde a sua constituição no sentido de levar por diante alguns dos projetos de que a região mais necessidade sentia e que na sua maioria tinham a ver com a preservação das potencialidades naturais da região, em especial da sua floresta e com a dinamização das atividades mais rentáveis e com um efeito reprodutor desenvolvidas no seio das comunidades rurais.

 

E é assim que hoje a Serra do Açôr, associação também conhecida por ADESA, pode orgulhar-se de ter desenvolvido e mantido com grande êxito alguns dos projetos em que de forma determinada se envolveu.

 

Destacam-se, entre todas as atividades já desenvolvidas, a criação do Parque de Máquinas para Prevenção e Combate a incêndios Florestais, através do qual foi possível apoiar as autarquias com equipamento pesado destinado à realização de trabalhos de prevenção da floresta  combate direto a incêndios, designadamente abertura e beneficiação de aceiros, caminhos florestais e linhas de corta-fogo, limpeza de matos em bermas, taludes e perímetros dos aglomerados integrados em espaços de floresta e ainda no apoio a operações de combate a incêndios e de rescaldo pós-extinção.

 

Ao mesmo nível, a conceção e implementação do Centro Rural da Serra do Açôr, projeto integrado no âmbito do PPDR envolvendo a realização de investimentos em dez freguesias dos concelhos de Oliveira do Hospital e Arganil.

 

Morada

ADESA - Associação de Desenvolvimento Regional

Largo Francisco Inácio Dias Nogueira, 1

3330-308 Góis

 

Telefone: 235 418 309

Email:     adesa@iol.pt