A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Produtos Alimentares



Inglês Espanhol

 

licoresAguardente e Licores de mel e medronho

A aguardente e o licor são bebidas alcoólicas sendo o licor bastante doce. No concelho de Góis poderá saborear os de mel e medronho.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

azeiteAzeite Ver vídeo "Rota do Azeite"

O azeite é um produto alimentar produzido a partir da azeitona, fruto das oliveiras, que é usado como tempero. Um alimento antigo, clássico  da culinária e regular na dieta mediterrânea e, nos dias atuais, presente em grande parte das cozinhas. Para melhor compreender todo o processo de transformação aconselhamos a visitar o antigo Lagar da Cabreira, na freguesia de Cadafaz.

 

bologóisBolo Doce de Góis

Em todas as terras existe um bolo folar, feito à base de farinha, açúcar e ovos, e Góis não é exceção.

Pode encontrá-lo nas padarias e pastelarias da Vila.

 

 

                             

bolacarneBola de carne

Esta bola confeciona-se da mesma forma que a broa, só havendo diferenças pós levedura da massa, à qual se adiciona carne de porco (entremeada), previamente temperada (com sal, alho, colorau, vinho branco e cebola picada), chouriço e presunto. Tendem-se pequenos bolos que vão a cozer em forno quente.  

 

bolaBola de sardinha

O processo de confeção é idêntico à bola de carne, sendo neste a carne substituída pela sardinha (petinga) temperada com sal.

         

             

broaBroa

A broa de milho e trigo (e/ ou centeio) é um produto da região que pode ser comido simples, com manteiga, a acompanhar o queijo ou os enchidos da região.

 

 

 

 

castanhasCastanha

No passado o castanheiro (castanea sativa) teve grande relevância nesta região tendo inclusivamente originado alguns pratos confecionados com este fruto, nomeadamente, a tão conhecida sopa de castanhas.

 

 

 

enchidosEnchidos

Tradicionalmente, são confecionados com carnes, gorduras e tripas resultantes da matança do porco. Após uma lavagem cuidada, a parte inferior das tripas é atada para que possam ser enchidas pela parte superior. Tempera-se a carne e enchem-se as tripas no próprio dia ou no dia seguinte.

 

 

melMel de urze

Este mel DOP1 tem propriedades antireumáticas, diuréticas e de proteção contra os cálculos biliares.
Uma boa altura para provar esta iguaria é no dia 1 de novembro, quando se realiza a Feira anual da castanha e do mel na Vila de Góis.

 

 

queijoQueijo de cabra e ovelha

Nas aldeias de xisto ainda se vêm as cabras e, por vezes, ovelhas a pastar na montanha. É a partir do seu leite que se faz o saboroso queijo.

Estes queijos, comercializados com um peso de 100 a 300 gramas, apresentam uma massa bastante dura.

 

 

 


1 Denominação de Origem Protegida