Alvares
Património Histórico-Cultural
Pedra Letreira
– Arte RupestreNa localidade de Cabeçadas encontra-se a designada Pedra Letreira, monumento de arte rupestre classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público, no ano de 1997. O monumento é composto por uma plataforma de xisto rebaixada, disposta horizontalmente, na superfície da qual foram esculpidas diversas gravuras, com um machado de pedra polida, através da técnica de abrasão. Neste conjunto figuram, entre outras representações, um arco e flecha, motivos reticulados, pontas de seta e alabardas, e ainda figuras antropomórficas.
Igreja Matriz de Alvares
É um edifício simples e possui portas de grés rosado claro, sendo a principal emoldurada nas ombreiras e no arco, apresentando a data de 1616 entre desenhos vegetais populares. Possui um púlpito externo, cilíndrico, encostado a um cunhal. O altar principal é seiscentista, armado em quatro colunas coríntias. Nos intercolúnios abrigam-se duas esculturas de madeira de Santo Agostinho e de Santo António. A imagem do padreiro S. Mateus é do tipo setecentista encontram-se ainda, na arrecadação, três imagens de pedra: a Virgem com o Menino do séc. XV, S. Mateus manuelino do séc. XVI e Santa Isabel, mãe do Baptista, do séc. XVI.
Capela de S. Sebastião
Monumento que remonta a 1805. Ao Mártir os habitantes de Alvares prometeram um bodo, se ele acabasse com a peste que tantas vítimas fazia. Como tal aconteceu, ainda hoje, no domingo que se segue ao S. Mateus, se realiza a festa da comida com tremoços e carcaça grande, benzida na capela. Esta tradição também se verifica também noutras terras do concelho.
Pelourinho
Pelourinho de estilo manuelino cuja data deve remontar ao período quinhentista em que a freguesia foi concelho.
Ponte Filipina sobre o Sinhel
Ponte, sobre a Ribera do Sinhel, constituída por dois arcos de volta inteira.
Espaço museológico Casa do Ferreiro
Este Espaço Museológico está localizado
Espaço museológico de Arte Sacra
Este espaço museológico está localizado, provisoriamente, na Igreja Matriz de Alvares. Futuramente, as peças de arte sacra serão mudadas para as novas instalações.
Património Natural
Praia Fluvial da Ribeira do Sinhel
Piscina Fluvial em Amiosinho
Albufeira do Cabril