A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Alvares



Património Histórico-Cultural

 

 

 

pedraletreira

 

Pedra Letreira – Arte Rupestre

Na localidade de Cabeçadas encontra-se a designada Pedra Letreira, monumento de arte rupestre classificado como IIP – Imóvel de Interesse Público, no ano de 1997. O monumento é composto por uma plataforma de xisto rebaixada, disposta horizontalmente, na superfície da qual foram esculpidas diversas gravuras, com um machado de pedra polida, através da técnica de abrasão. Neste conjunto figuram, entre outras representações, um arco e flecha, motivos reticulados, pontas de seta e alabardas, e ainda figuras antropomórficas.

  

igrejamatrizalvares

 

Igreja Matriz de Alvares

É um edifício simples e possui portas de grés rosado claro, sendo a principal emoldurada nas ombreiras e no arco, apresentando a data de 1616 entre desenhos vegetais populares. Possui um púlpito externo, cilíndrico, encostado a um cunhal. O altar principal é seiscentista, armado em quatro colunas coríntias. Nos intercolúnios abrigam-se duas esculturas de madeira de Santo Agostinho e de Santo António. A imagem do padreiro S. Mateus é do tipo setecentista encontram-se ainda, na arrecadação, três imagens de pedra: a Virgem com o Menino do séc. XV, S. Mateus manuelino do séc. XVI e Santa Isabel, mãe do Baptista, do séc. XVI.

 

capelaS.SEbastiãoalvares

 

Capela de S. Sebastião 

Monumento que remonta a 1805. Ao Mártir os habitantes de Alvares prometeram um bodo, se ele acabasse com a peste que tantas vítimas fazia. Como tal aconteceu, ainda hoje, no domingo que se segue ao S. Mateus, se realiza a festa da comida com tremoços e carcaça grande, benzida na capela. Esta tradição também se verifica também noutras terras do concelho.

 

 

 

pelourinhodosoito

 

Pelourinho

Pelourinho de estilo manuelino cuja data deve remontar ao período quinhentista em que a freguesia foi concelho.

 

 

 

 

 

 

 

pontesobreosinhel

 

Ponte Filipina sobre o Sinhel  

Ponte, sobre a Ribera do Sinhel, constituída por dois arcos de volta inteira.

 

 

 casadoferreiro

Espaço museológico Casa do Ferreiro

Este Espaço Museológico está localizado em Alvares. A casa, constituída por duas divisões, era o local de trabalho de um ferreiro. Aqui é possível ver as várias ferramentas usadas nesta arte, assim como outros objetos antigos aí encontrados.

 

artesacra

 

Espaço museológico de Arte Sacra

Este espaço museológico está localizado, provisoriamente, na Igreja Matriz de Alvares. Futuramente, as peças de arte sacra serão mudadas para as novas instalações.

 

 


Património Natural

 

praiaalvaresPraia Fluvial da Ribeira do Sinhel

 

amiosinhoPiscina Fluvial em Amiosinho

 

albufeiradocabrilAlbufeira do Cabril

 

 








Mais informação em...