Agricultura Sustentável em Portugal
Pode-se distinguir duas origens da agricultura sustentável em Portugal. Por um lado temos os sistemas agrícolas tradicionais, localmente adaptados que nos sobram do passado. Estes sistemas ocupam cerca de 35% da Superfície Agrícola Utilizada (SAU) em Portugal, ou seja 2,74 milhões de hectares (Pretty, 1998). Correspondem sobretudo a áreas de montado e de pastoreio livre nas montanhas. Por outro lado, temos explorações que foram, mais recentemente, convertidos para formas de agricultura sustentável, nomeadamente para o modo de produção biológico.
Em 2011, registava-se, em território continental, um total de 2641 produtores agrícolas em modo de biológico, num total de área cultivada de 220,386 hectares, distribuídos no gráfico abaixo pelas diferentes culturas.
Área (ha) de agricultura biológica por culturas, em 2011, no território continental1
Estes sectores de produção vegetal são, de facto, aqueles que exigem menores esforços de conversão para a agricultura biológica, pelo que o pagamento para a Agricultura Biológica ao abrigo das Medidas Agro-Ambientais foi um motor de conversão. Nos sectores em que a conversão para o modo de produção biológico exige maiores alterações ao nível da produção, tal como a horticultura, a fruticultura e a vinha, as áreas convertidas ao modo de produção biológico foram mínimas, sendo o subsídio existente insuficiente para motivar a conversão.
Links úteis
Comissão Europeia - Agricultura e Desenvolvimento Rural
- http://ec.europa.eu/
- Food and Agriculture Organization of the United Nations
http://www.fao.org/organicag/
Direção Geral da Agricultura e do Desenvolvimento Rural
Gabinete de Planeamento e Políticas
AGROBIO - Associação Portuguesa de Agricultura Biológica
INTERBIO - Associação Interprofissional para a Agricultura Biológica