A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 2018
 Programa de Regularização Extraordinária dos Vínculos...
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

EN 2 - Roteiro Turístico



EN2 - A Estrada Real

O troço da EN2 confunde-se com a própria história, sendo que muitos dos seus segmentos já constituíam as principais vias romanas que atravessavam a Lusitânia.

Com o passar do tempo, estas foram sendo melhoradas e ligadas umas às outras, conquanto, até ao final do séc. XIX grande parte daquela que é hoje a EN2 já era conhecida como a Estrada Real.

Em 1884, o percurso de Faro a Castro Verde passa a designar-se Estrada Distrital nº 128.

Com a Implantação da República, em 1910, a estrada chega a Beja e ganha o título de Estrada Nacional nº 17, passando a posteriormente a denominar-se Estrada Nacional nº 19 - 1ª.

Um dos grandes projetos do Estado Novo era a criação de uma estrada que ligasse o país de lés a lés, pelo centro. Assim, a partir do ano de 1930 começaram a ser alcatroados os troços de pedra e de terra e construídas as ligações necessárias ao cumprimento do seu objetivo, até que em 1945 é classificada a Estrada Nacional nº 2 através do Decreto-lei 34/593 de 11 de Maio de 1945.

A Estrada Nacional nº 2 atravessa Portugal de Norte a Sul e é, considerada, a estrada de maior extensão do país, com início em Chaves  (Km 0) e término em Faro,  no Km 738,5 (originalmente teria um total de 739,260 Km, terminando na baixa da cidade), passando por onze distritos (Vila Real, Viseu, Coimbra, Leiria, Castelo Branco, Santarém, Portalegre, Évora, Setúbal, Beja e Faro), sete províncias (Trás-os-Montes e Alto Douro, Beira Alta, Beira Litoral, Beira Baixa, Ribatejo, Alentejo e Algarve), 4 serras, 11 rios e 29 concelhos.

 EN2 e Góis

Pontos de passagem (traços gerais):

Vila Nova do Ceira

Vila de Góis

Freguesia de Alvares (até Amioso Fundeiro)

Estradas que fazem ligação:

N342 – 3 [V.N. Ceira]

N342 [Góis]

N112 [Localidade Intermédia]

 

Distância total da EN2 no concelho:

Início do troço: (Vila Nova de Poiares) – Km 262 Vila Nova do Ceira

Fim: km 308 Louriceira (Pedrógão Grande)

 

Curiosidade: O ponto médio da estrada EN2 – marco 300 – localiza-se no concelho de Góis, mais propriamente na freguesia de Alvares.

Marco quilométrico indicativo do quilómetro 300 foi executado de modo diferente. Está colocado no Concelho de Góis sensivelmente no ponto médio da ESTRADA. Tem inscrições em todas as quatro faces.


Consulte alguns destaques do troço da EN2 em Góis através da leitura do artigo da Revista Evasões em https://www.evasoes.pt/ar-livre/um-roteiro-pela-en2-do-sul-ao-norte-do-pais/