A Autarquia  
 Inf. Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

2015



Hastear das Bandeiras 2015


O símbolo máximo da qualidade ambiental - a bandeira azul foi hoje hasteado, nas praias da Peneda/Pego Escuro e Canaveias, do concelho de Góis.

Esta distinção reconhece o cumprimento de diversos critérios de natureza ambiental, de segurança e conforto dos utilizadores, informação e sensibilização para a educação cívica ambiental. Um trabalho dos serviços do município em parceria com outros organismos, que a presidente da câmara, Maria de Lurdes Castanheira fez questão de realçar.

A Praia Fluvial da Peneda/Pego Escuro, em plena vila goiense volta a ostentar, o galardão qualidade de ouro. Uma distinção atribuída pela Quercus que atesta a excelente qualidade da sua água. Neste local de lazer soma-se também a bandeira "Praia Acessível, praia para Todos”. Esta distinção advém de uma iniciativa da Comissão Nacional de Coordenação para o Ano Europeu das Pessoas com Deficiência (CNCAEPD) e tem como objetivo criar as necessárias condições para que os cidadãos com mobilidade condicionada possam aceder e desfrutar das praias.

Um desfrutar também de quem visita o concelho, sendo uma mais-valia como promoção turística do território, como referiu Carlos Figueiredo da Turismo Centro de Portugal.

Um local de lazer com grande enquadramento paisagístico que tem que ser necessariamente preservado, aliás foram vários os desafios às crianças presentes para que não sujem as praias e que transmitam os ensinamentos em casa, para que a frase “É bom viver em Góis”, que ostentavam nas t-shirts, oferta do município, seja uma certeza diária.

Já na freguesia de Vila Nova do Ceira a Praia das Canaveias é uma estreante no galardão azul da Europa, mas volta a hastear a "Praia Acessível, praia para Todos”.

O município  entende que estas atribuições compreendem um alcance superior no que toca ao desenvolvimento do concelho, uma vez que servem como motivo de interesse e confere maior atratividade ao território, dinamizando a sua promoção turística, beneficiando consequentemente a economia local.

Ao final da manhã e depois das bandeiras hasteadas Edmêa Silva em representação da APA - ARH do Centro anunciou que Góis foi o concelho escolhido para a cerimónia oficial do hastear da primeira bandeira azul a nível nacional, na categoria de praias fluviais, em 2016.


 


 


 






Veja também...

2017

2016