A Autarquia  
 Inf Económico-financeira
 Recursos Humanos
 Pessoal/concursos
 2018
 Programa de Regularização...
 O Concelho  
 Eventos  
 Eventos passados
 Turismo  
Enviar a um(a) amigo(a)Enviar por e-mail      ImprimirImprimir

Espaço Internet



O Espaço Internet de Góis surge no âmbito do Programa Operacional Sociedade da Informação, criado pelo Ministério da Ciência e da Tecnologia, tendo sido inaugurado no dia 22 de dezembro de 2006, pelo Adjunto do Governo Civil de Coimbra Exmo. Sr. Paulo Rui da Costa Valério, durante a Presidência do Exmo. Sr. José Girão Vitorino.


A funcionar há mais de 13 anos, esta infraestrutura municipal tem ajudado a população local, e não só, a desenvolver competências no âmbito das tecnologias da informação e comunicação. Em termos de utilizadores, para além da comunidade local, o Espaço Internet é igualmente procurado por visitantes e turistas, bem como pela comunidade estrangeira a residir no concelho, sendo que, de acordo com a informação apurada em fevereiro de 2020, possui um registo total de 3348 inscritos.


Efetivamente, a evolução das Novas Tecnologias da Comunicação e Informação e o seu acesso, cada vez mais facilitado, seja através do serviço prestado por este "espaço net" ou da disponibilização gratuita de wi-fi em todas as freguesias do concelho, através da implementação do projeto municipal Góis+Inclusivo+Conectado (co-financiado pelo Turismo de Portugal IP, através da Linha de Apoio à Disponibilização de Redes Wi-fi - Programa Valorizar), tem permitido eliminar barreiras no tempo e no espaço.


O Município, ao apostar no livre acesso às novas redes de comunicação, têm assumido um papel fundamental na eliminação de fronteiras, abraçando a globalização, integrando o concelho na aldeia global, permitindo reduzir distâncias, facilitar trocas culturais entre os diferentes povos, sem que se perca a sua identidade. Estas medidas procuram combater a descriminação (quase que) implícita no conceito de interioridade, assim, ao promover igualdade e equidade no acesso gratuito às TIC, Góis torna-se, inequivocamente, mais próximo do resto do Mundo.


O Espaço Internet é um espaço acessível, pois confere a possibilidade de assegurar a todos os seus potenciais utilizadores uma igual oportunidade de uso, de forma amigável e com dignidade e segurança.


Missão

Facultar o acesso gratuito à internet e às TIC, combatendo a infoexclusão.


Objetivos Gerais

- Facultar aos utilizadores inscritos o livre acesso à internet, tendo sempre em conta o cumprimento do Regulamento existente;

  - Incentivar os Munícipes a inscreverem-se no Espaço Net e fazerem deste, um espaço de ocupação de tempos livres, de convívio e de trabalho;

- Fomentar o aproveitamento, a utilização e a apropriação das TIC pelos Cidadãos;

- Facilitar o acesso às TIC a cidadãos com necessidades especiais;

- Facultar aos utilizadores a possibilidade de obterem formação na área das TIC.

- Atrair e incentivar a inscrição de novos utilizadores, independentemente da sua nacionalidade, idade, género ou condição físico-Psicológica.

  - Desenvolver ações de formação para seniores.


Público-Alvo

Não existe um público-alvo predefinido, trata-se de um espaço disponível a qualquer cidadão (a partir dos 4 anos) que saiba manusear, minimamente, um computador.


Descrição técnica

O espaço encontra-se apetrechado com 8 postos (7 computadores e 1 para utilização de portátil), wi-fi grátis para os utilizadores que queiram usar telemóvel ou tablet e uma sala de reuniões/formação equipada com videoprojector.

Todos os postos estão conectados a uma impressora multifunções, através da qual é possível fazer impressões, cópias e digitalizações.

O Espaço Internet possui instalações sanitárias adaptadas para pessoas com mobilidade condicionada.


Localização

Av. Eng. Augusto Nogueira Pereira

3330-209 Góis


Contactos

Tel./fax. 235 778 120

Correio eletrónico: espaco.internet@cm-gois.pt

Facebook: https://www.facebook.com/Espaço-Net-Góis-1633671606896318/


Horário de Funcionamento

De segunda-feira a sexta-feira, das 10h00 às 18h00

[Nota: Encerrado aos sábados, domingos e feriados]

Observações:




  • Caso pretenda esclarecimentos adicionais, sobre formações ou eventuais iniciativas que possam decorrer, desloque-se ao Espaço Internet ou utilize os contactos aqui disponibilizados.